O ensino de Administração nos programas das Escolas de Biblioteconomia no Brasil

Autores

  • Silas Marques de Oliveira

Palavras-chave:

Administração. Programas de curso. Avaliação. Ensino de Biblioteconomia. Ensino de Ciência da Informação.

Resumo

O estudo identificou as disciplinas na área de administração que são oferecidas pelos cursos de Biblioteconomia no país, com o intuito de verificar a existência de um conteúdo básico e comum entre os programas, bem como identificar os assuntos de administração que são publicados na literatura periódica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Um total de 21 escolas de Biblioteconomia participaram da pesquisa enviando um conjunto de 89 programas de disciplinas relacionados à Administração. Trinta e uma disciplinas distintas foram identificadas. Os assuntos (tópicos) das disciplinas foram tabulados e comparados. Quatorze escolas oferecem a disciplina “Planejamento Bibliotecário" e treze a disciplina “Administração de Bibliotecas I”. O tópico “Estrutura Organizacional” é adotado em 13 programas. Sessenta e cinco tópicos diferentes foram identificados. Um levantamento nas principais revistas brasileiras da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação revelou que “marketing” é o assunto mais publicado, ou seja, 11 vezes, e “avaliação de serviços” é o segundo, com 8 trabalhos.

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Publicado

1997-01-01

Como Citar

Oliveira, S. M. de. (1997). O ensino de Administração nos programas das Escolas de Biblioteconomia no Brasil. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 21(1), 1–29. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/46210

Edição

Seção

Artigos