Gestão de informações estratégicas em instituição de pesquisa tecnológica

Autores

  • Sonia Wada Tomimori
  • Maria Matilde Kronka Dias
  • Raimundo Nonato Macedo dos Santos

Palavras-chave:

Gestão da informação. Informação estratégica. Informação científica e tecnológica. Serviços de informação.

Resumo

Em decorrência do fenômeno da super-oferta de informação em Ciência e Tecnologia, da restrição de recursos para aquisição de fontes de diversos formatos e do limite à absorção das informações disponíveis, pela clientela do Centro de Informação Tecnológica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - CITEC/IPT, a gestão de informações estratégicas é considerada sob duas perspectivas: a caracterização da clientela e demandas para uso de informação tecnológica, e a aquisição apenas das informações que sejam úteis à clientela interna (técnicos e pesquisadores) e externa (empresas e indústrias). A exploração inteligente das fontes e a rentabilização de produtos e serviços oferecidos por um serviço de informação, em uma instituição de pesquisa, constituem preocupação básica para adoção de ferramentas que conduzam à evolução certa, ou seja, a gestão da inovação tecnológica, como uma das formas de sobrevivência e mudança do status quo do desenvolvimento científico e tecnológico do País.

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Publicado

1998-07-01

Como Citar

Tomimori, S. W., Dias, M. M. K., & Santos, R. N. M. dos. (1998). Gestão de informações estratégicas em instituição de pesquisa tecnológica. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 22(2), 163–172. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/46055

Edição

Seção

Artigos