Gestão de informações estratégicas em instituição de pesquisa tecnológica
Palavras-chave:
Gestão da informação. Informação estratégica. Informação científica e tecnológica. Serviços de informação.Resumo
Em decorrência do fenômeno da super-oferta de informação em Ciência e Tecnologia, da restrição de recursos para aquisição de fontes de diversos formatos e do limite à absorção das informações disponíveis, pela clientela do Centro de Informação Tecnológica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - CITEC/IPT, a gestão de informações estratégicas é considerada sob duas perspectivas: a caracterização da clientela e demandas para uso de informação tecnológica, e a aquisição apenas das informações que sejam úteis à clientela interna (técnicos e pesquisadores) e externa (empresas e indústrias). A exploração inteligente das fontes e a rentabilização de produtos e serviços oferecidos por um serviço de informação, em uma instituição de pesquisa, constituem preocupação básica para adoção de ferramentas que conduzam à evolução certa, ou seja, a gestão da inovação tecnológica, como uma das formas de sobrevivência e mudança do status quo do desenvolvimento científico e tecnológico do País.
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