Implantação de sistemas de inteligência competitiva
abordagem corporativa
Palavras-chave:
Inteligência competitiva. Planejamento estratégico. Gestão do conhecimento.Resumo
Descreve um modelo conceitual de um sistema genérico de IC e propõe-se um método para implantação de sistemas de IC nas organizações, dentro de uma visão corporativa, contemplando seis etapas: a) análise da proposta preliminar no nível da Coordenação Corporativa; b) análise e validação da proposta preliminar; c) realização de seminário(s) de sensibilização para a alta Administração; d) execução de um projeto-piloto (nível corporativo); e) avaliação dos resultados do projeto-piloto e validação do modelo conceitual; f) elaboração, análise e aprovação do Plano de Implantação do Sistema de Inteligência Competitiva. Conclui que as organizações geram e usam o conhecimento sobre o ambiente em que atuam, sugerindo que a inteligência competitiva fornece o instrumental necessário para que as mesmas possam sustentar a sua vantagem competitiva trazendo benefícios para a sociedade em geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Revista de Biblioteconomia de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.