Implantação de sistemas de inteligência competitiva

abordagem corporativa

Autores

  • Maria Fatima L. Stollenwerk

Palavras-chave:

Inteligência competitiva. Planejamento estratégico. Gestão do conhecimento.

Resumo

Descreve um modelo conceitual de um sistema genérico de IC e propõe-se um método para implantação de sistemas de IC nas organizações, dentro de uma visão corporativa, contemplando seis etapas: a) análise da proposta preliminar no nível da Coordenação Corporativa; b) análise e validação da proposta preliminar; c) realização de seminário(s) de sensibilização para a alta Administração; d) execução de um projeto-piloto (nível corporativo); e) avaliação dos resultados do projeto-piloto e validação do modelo conceitual; f) elaboração, análise e aprovação do Plano de Implantação do Sistema de Inteligência Competitiva. Conclui que as organizações geram e usam o conhecimento sobre o ambiente em que atuam, sugerindo que a inteligência competitiva fornece o instrumental necessário para que as mesmas possam sustentar a sua vantagem competitiva trazendo benefícios para a sociedade em geral.

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Publicado

2000-07-01

Como Citar

Stollenwerk, M. F. L. (2000). Implantação de sistemas de inteligência competitiva: abordagem corporativa. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 24(4), 473–492. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/45747