Coordenação e publicação de eventos biomédicos como atividade do bibliotecário

Autores

  • Lylian G. de Vasconcellos

Palavras-chave:

Bibliotecários. Competências profissionais. Formação profissional. Bibliotecas especializadas. Anais de congressos. Documentos por conteúdo, disponibilidade e acesso. Conselhos editoriais.

Resumo

Grande número de eventos biomédicos se realizam anualmente no Brasil e muito poucos são publicados; o máximo que se faz é a publicação de seus resumos, a maioria dos quais não indexados, perdendo-se completamente a informação. A contribuição de firmas especializadas refere-se à parte promocional, à comercial das exposições e à administrativa, ficando a parte científica a cargo das Sociedades ou Instituições promotoras desses eventos. Pela sua própria formação profissional, o bibliotecário se preocupa com a localização da matéria apresentada e a disseminação da informação aí contida. Procurando trazer essa contribuição ao âmbito específico da Cardiologia, e, mais particularmente, aos eventos promovidos pelo Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo, a Seção de Biblioteca, Documentação e Divulgação Científica acrescentou às suas atividades a de coordenação e publicação de eventos. A autora apresenta uma sistemática do trabalho que vem desenvolvendo desde 1967, com a experiência de 3 congressos nacionais publicados em revistas indexadas, 3 simpósios nacionais, dos quais 2 já publicados em livros, e 11 cursos, 3 dos quais em trabalho de publicação em apostila, bem como da coordenação de toda contribuição científica apresentada pelo corpo médico do Instituto nos diferentes eventos de que participa. A autora conclui que, pela sua natureza intrínseca, essa atividade deve atrair os bibliotecários especializados a colaborarem na organização de eventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1977-01-01

Como Citar

Vasconcellos, L. G. de. (1977). Coordenação e publicação de eventos biomédicos como atividade do bibliotecário . Revista De Biblioteconomia De Brasília, 5(1), 141–144. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/28735

Edição

Seção

Sessão de Estudos II