Ética do cuidado – Revisitando a ética na educação médica
DOI :
https://doi.org/10.26512/rbb.v16.2020.32453Mots-clés :
Ética do cuidado. Formação do médico. Competência moral. Educação Médica. Ética Médica.Résumé
O ensino da ética permanece insuficiente para promover o desenvolvimento moral adequado, com estagnação ou declínio moral durante a graduação médica. Este estudo tem como objetivos discutir os conceitos de ética e moral aplicados à educação médica, focando a Ética do Cuidado como um modelo contemporâneo para abordagem da ética na educação e prática médica. Método: revisão reflexiva e narrativa da literatura discutindo a formação ética na graduação médica. Resultados e Discussão: há dissociação entre propostas curriculares e a formação ética, com lacunas relacionadas à abordagem conceitual e as estratégias de ensino. As abordagens da ética, por ampla gama de conceitos, habilidades ou valores, são fragmentadas, heterogêneas e relegadas ao currículo oculto. No olhar contemporâneo, a ética médica compreende muito além de mecanismos normativo ou formal, mas reflete uma práxis profissional, humanizada, centrada no cuidar do paciente em sua integralidade, individual e socialmente. A Ética do Cuidado representa a síntese dos valores morais aplicados à prática médica, contemplando virtudes morais, prudência, justiça, respeito à autonomia, à liberdade e à democracia, sendo imprescindíveis habilidades como empatia e alto nível de raciocínio moral. Conclusões: o atual modelo educacional tem sido insuficiente para propiciar adequado desenvolvimento da competência moral dos estudantes de medicina. Para tal, a formação ética demanda estratégias mais reflexivas, com referência à Ética do Cuidado.
Téléchargements
Références
Agurto M, Tello D, Elgueta A, Larrea R, Minaeff T, Miranda A, et al. Índice C en médicos de dos centros hospitalarios chilenos según el test de competencia moral de Lind. Rev Med Chile. 2017; 145(9): 1122-1128.
Bataglia PUR, Morais A, Lepre RM. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Estud Psicol (Natal). 2010; 15(1): 25-32.
Beauchamp TL. Promise of the Beneficence Model for Medical Ethics. J Contemp Health Law Policy. 1990; 6: 145.
Biaggio AMB. Kohlberg e a “Comunidade Justa”: promovendo o senso ético e a cidadania na escola. Psicol Refl Crit. 1997; 10(1):47-69.
Brasil. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 23 Jun 2014.
Carneiro LA, Porto CC, Duarte SBR, Chaveiro N, Barbosa MA. O Ensino da Ética nos Cursos de Graduação da Área de Saúde. Rev Bras Educ Med. 2010; 34(3): 412-421.
Castro MR. Avaliação da Competência Moral de Estudantes de Medicina [Disser tação]. Belo Horizonte (MG): UNIFENAS, 2019.
CFM - Conselho Federal de Medicina. Código de Ética Médica. Resolução CFM nº2271/2018. Diário Oficial da União, 01 nov 2018.
Conselho Federal de Medicina. Código de Ética Médica. Resolução CFM nº1931/2009. Diário Oficial da União, 13 Out 2009.
Cooke M, Irby DM, Sullivan W, Ludmerer KM. American medical education 100 years after the Flexner report. N Engl J Med. 2006; 355(13): 1339-1344.
Doukas DJ, McCullough LB, Wear S. Perspective: Medical education in medical ethics and humanities as the foundation for developing medical professionalism. Acad Med. 2012; 87(3): 334-341.
Eckles RE, Meslin EM, Gaffney M, Helft PR. Medical ethics education: where are we? Where should we be going? A review. Acad med. 2005; 80(12): 1143-1152.
Feitosa HN, Rego S, Bataglia P, Rego G, Nunes R. Competência de juízo moral dos estudantes de medicina: um estudo piloto. Rev Bras Educ Med. 2013; 37(1):5-14.
Feudtner C, Christakis DA, Christakis NA. Do clinical clerks suffer ethical erosion? Students’ perceptions of their ethical environment and personal development. Acad Med. 1994; 69(8): 670-679.
Gadon M, Glasser M. Medical professionalism and social accountability in medical education. Educ Health. 2006; 19(3); 287-288.
Gonçalves RC. Ética do cuidado e empatia: em defesa de uma metaética sentimen talista para os direitos humanos [Dissertação]. João Pessoa (PB): Universidade Fe deral da Paraíba; 2012.
Hojat M, Vergare MJ, Maxwell K, Brainard G, Herrine SK, Isenberg GA, et al.The devil is in the third year: a longitudinal study of erosion of empathy in medical school. Acad Med. 2009; 84(9): 1182-1191.
Lepre RM. Raciocínio moral e uso abusivo de álcool por adolescentes [Tese]. Marília (SP): Universidade Estadual Paulista; 2005
Lind G. Favorable learning environments for moral competence development. A mul tiple intervention study with 3.000 students in a higher education context. Int J Univ Teach Fac Dev. 2013; 4(4): 173.
Lind G. Moral regression in medical students and their learning environment. Rev Bras Educ Med. 2000a; 24(3): 24-33.
Lind G. O significado e medida da competência moral revisitada: um modelo do duplo aspecto da competência moral. Psicol Refl Crit. 2000b; 13(3): 399-416
Mahajan R, Aruldhas BW, Sharma M, Badyal DK, Singh T. Professionalism and ethics: a proposed curriculum for undergraduates. Int J Appl Basic Med Res. 2016; 6(3): 157.
Mascia AR, Silva FB, Lucchese AC, Marco MA, Martins MCFN, Martins LAN. Atitudes frente a aspectos relevantes da prática médica: estudo transversal randomizado com alunos de segundo e sexto anos. Rev Bras Educ Med. 2009; 33(1): 40-8.
Meaney ME. Freedom and democracy in health care ethics: Is the cart before the horse?. Theor Med Bioeth. 1996; 17(4): 399-414.
Novaes A. Ética. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
Otani DON. Avaliação do Desenvolvimento da Competência Moral de Estudantes de Medicina – Duas Escolas, Dois Mundos [Dissertação]. Curitiba (PR): Faculdade Pequeno Príncipe, 2019.
Patenaude J, Niyonsenga T, Fafard D. Changes in students’ moral development du ring medical school: a cohort study. CMAJ, 2003; 168(7): 840-844.
Ramos-Cerqueira AT, Lima MCP. A formação da identidade do médico: implicações para o ensino de graduação em Medicina. Interface (Botucatu). 2002; 6; 107-116.
Rego STA. A formação ética dos médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2003
Self D, Baldwin Junior DC. Does Medical Education Inhibit the Development of Moral Reasoning in Medical Students? A Cross-sectional Study. Acad Med. 1998; 73(10): S91-93.
Self DJ, Baldwin DC, Wolinsky FD. Further exploration of the relationship between medical education and moral development. Camb Q Healthc Ethics. 1996; 5(3): 444-449.
Silva ERD. Psicologia clínica, um novo espetáculo: dimensões éticas e políticas. Psicol Ciênc Prof. 2001; 21(4): 78-87.
Zoboli ELCP. Deliberação: leque de possibilidades para compreender conflitos de valores na prática clínica da atenção básica [Tese]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2010
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Brasileira de Bioética 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.