Problemas éticos na atenção primária: a visão de especialistas e profissionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v3i1.7903Palavras-chave:
Bioética. Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Humanização da assistência. Ética.Resumo
Trata-se de pesquisa quantitativa e exploratória, com foco na bioética e na atenção básica à saúde. Os objetivos da primeira fase da pesquisa foram identificar problemas éticos vivenciados por enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família (PSF) e verificar a freqüência de sua ocorrência. Na segunda fase, o objetivo foi construir uma espécie de “padrão ouro” com base na visão de um painel de especialistas em ética e bioética e compará-lo com os resultados encontrados na etapa anterior. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário auto-aplicado, elaborado com base nos problemas éticos referidos por enfermeiros e médicos em pesquisa anterior de uma das autoras, no que tange as relações com os usuários e famílias, com a equipe multiprofissional e com o Sistema Único de Saúde (SUS). O painel de experts incluiu especialistas em bioética, com formação em enfermagem, medicina, filosofia, teologia e odontologia. De maneira geral, considerando a totalidade dos problemas, os profissionais concordam com o painel em apenas 67,5 %. O índice de Kappa confirmou tal discordância.
Downloads
Referências
Brody H. Transparency: informed consent in primary care. Hasting Centers Report sep/oct, 1989. pp. 5”“9.
Gracia D. Bioética clínica. Santa Fé de Bogotá: El Buho, 1998.
Fetters, MD & Brody, H. The epidemiology of bioethics. The Journal of Clinical Ethics 1999; 10:107”“15.
Mayer-Braunack AJ. What makes a problem an ethical problem? An empirical perspective on the nature of ethical problems in general practice. Journal of Medical Ethics 2001; 27:98-103.
Zoboli ELCP. Bioética e atenção básica: um estudo de ética descritiva com enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família. [Tese de Doutorado]. São Paulo:Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; 2003.
Sugarman J (org.). Ethics in primary care. New York: McGraw-Hill; 2000, p. xiii”“xvi.
Gracia D. Procedimentos de decisión en ética clínica. Madrid: Eudema, 1991.
Maliandi R. Ética: conceptos y problemas. Buenos Aires: Biblos; 1991.
Beauchamp TL & Childress JF. Principles of biomedical ethics. 5aed. New York: Oxford University Press; 2001.
Sulmasy DP & Sugarman J. The many methods of medical ethics. In: Sugarman J & Sulmasy DP. (orgs.) Methods in medical ethics. Washington: Georgetown University Press; 2001, pp. 3-18.
Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo. Implantando o PSF no município de São Paulo: balanço de um ano. São Paulo: 2002.
Sánchez-González M. La investigación bioética: tipos, funciones y relaciones mutuas. Cuadernos del Programa Regional de Bioética 1998; 6:57-76. 12.
Cortina A & Martinez E. Ética. São Paulo: Edições Loyola; 2005.