Vulnerabilidade em pesquisa e cooperação internacional em saúde

Autores

  • José Paranaguá Universidade de Brasília
  • Cláudio Lorenzo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v4i3-4.7883

Palavras-chave:

Bioética. Vulnerabilidade em pesquisa. Diplomacia e cooperação internacional. Saúde e diplomacia.

Resumo

A regulação ética da prática científica foi desencadeada por denuncias e comprovações de crimes contra pessoas, grupos étnicos e sociais e segmentos populacionais, a partir da II Guerra Mundial. O surgimento e a consolidação da Bioética como campo científico e prática social é expressão do sucesso desse movimento regulatório. Contudo, o envolvimento de seres humanos em pesquisa persiste como objeto de preocupação mundial. Uma das dimensões mais significativas dessa preocupação origina-se na vulnerabilidade a que estão expostos ou são submetidos os indivíduos e coletividades humanas no contexto de projetos de pesquisa realizados mediante cooperação internacional. O presente artigo desenvolve uma reflexão sobre critérios que caracterizam a vulnerabilidade nesse contexto: fragilidade na capacidade nacional de realizar pesquisas; nível de pobreza das pessoas ou populações; acesso aos serviços de saúde; grau de instrução da população; condições associadas a gênero, etnia e local de domicílio. O objetivo é analisar os limites da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde que regula as pesquisas com seres humanos no Brasil frente ao propósito de proteger os vulneráveis, abordando alguns aspectos dessa temática na perspectiva das relações internacionais no campo da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Paranaguá, Universidade de Brasília

Organização PanAmericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Cláudio Lorenzo, Universidade de Brasília

Departamento de Medicina Preventiva e Social, Universidade Federal da Bahia e Programa de Pós-Graduação em Bioética, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Referências

Lorenzo C. La vulnerabilité sociale en recherche clinique en Amérique Latine: une étude du potentiel de protection conféré par les documents normatifs de la région. Tese apresentada à Câmara de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de Sherbrooke, Quebec, Canadá, para a obtenção do título de PhD em Ética Aplicada à s Ciências Clínicas, 2006.

Lorenzo C. Los instrumentos normativos en ética de la investigación en seres humanos en América Latina: análisis de su potencial eficácia. In: Keyeux G, Penchaszadeh V, Saada A. (org.) Ética de la investigación en seres humanos y políticas de salud pública. Bogotá: Unibiblos/Unesco; 2007. p. 168- 190.

Fonseca EG. Vícios privados, benefícios públicos? A ética na riqueza das nações. São Paulo: Companhia das Letras; 1993.

Landres DS. A riqueza e a pobreza das nações - por que algumas são tão ricas e outras são tão pobres? Rio de Janeiro: Campus; 1998.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução CNS no. 196/96, de 10/10/1996, sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde; 1996.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração universal sobre bioética e direitos humanos. Tradução para o português: Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília 2005. http://www.bioetica.catedraunesco.unb.br. Acessado em 18/09/2008.

Silva LIL. Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da cerimônia de abertura do 11° Congresso Mundial de Saúde Pública e 8° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Brasília: Presidência da República/Secretaria de Imprensa e Porta-Voz; 2006.

http://www.info.planalto.gov.br/download/discursos/pr1266.doc.

Amorim CLN et. al. Oslo Ministerial Declaration ”“ Global health: a pressing foreign policy issue o four time. The Lancet 21st apr 2007b; 369 (9570): 1373-8.

Amorim CLN. Discurso do Ministro Celso Amorim na 60a Assembléia Mundial de Saúde. Brasília (DF): Ministério das Relações Exteriores; 2007a.

Temporão JG. Discurso de posse no cargo de Ministro da Saúde em 19 de março de 2007. Brasília: Ministério da Saúde; 2007. http://portal.saude.gov. br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=25744.

Ministério da Saúde (Brasil). Extrato do 41o Termo de Cooperação e As- sistência Técnica ao ajuste complementar. Diário Oficial da União 2006 jan 10: Seção 3; 69.

Organização Pan-Americana da Saúde. Estratégia de cooperação técnica da OPAS/OMS com a República Federativa do Brasil, 2008-2012. Brasília: OPAS; 2007. http://www.opas.org.br/publicmo.cfm?codigo=98.

Garrafa V; Pessini L. Bioética: poder e injustiça. São Paulo: Loyola, 2003.

A roundtable discussion on international cooperation in health reform in the Americas (Roundtable discussion). Rev Panam Salud 2000 jul-aug; 8(1-2- ):140-6. http://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v8n1-2/3014.pdf.

Downloads

Como Citar

Paranaguá, J., & Lorenzo, C. (2008). Vulnerabilidade em pesquisa e cooperação internacional em saúde. Revista Brasileira De Bioética, 4(3-4), 156–169. https://doi.org/10.26512/rbb.v4i3-4.7883

Edição

Seção

Artigos Especiais