“Venenos de Deus, Remédios do Diabo” ”“ uma análise bioética da obra de Mia Couto

Autores

  • Ana Meireles Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v5i1-4.7856

Palavras-chave:

Saúde pública. Bioética. Educação médica. Literatura.

Resumo

As Humanidades devem fazer parte da formação dos profissionais de saúde, sendo que a literatura é um instrumento pedagógico por excelência. No domínio da formação em bioética, a literatura é veículo de amplo leque de desafios à reflexão e decisão éticas, preparando os estudantes e profissionais para a práxis em saúde. Este ensaio apresenta uma análise bioética do romance Venenos de Deus, Remédios do Diabo de Mia Couto. A personagem principal - o médico Sidónio Rosa - viaja para Vila Cabinda (Moçambique) no sentido de cooperar no controlo de epidemia que assolava a vila. Nele são afloradas várias questões passíveis de reflexão bioética. O enfoque foi dado àquelas essencialmente relacionadas com o paradigma da saúde pública, próprio de países menos desenvolvidos (caracterizado por elevada morbilidade e mortalidade por doenças infecciosas), no qual surgem desafios como: a injustiça social e iniquidades em saúde global, a baixa efectividade da solidariedade e cooperação internacional, a controversa dicotomia entre a autonomia dos povos versus a vulnerabilidade resultante desses contextos socioculturais, a dificuldade da defesa do valor universal da dignidade face ao relativismo e diversidade de crenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Meireles, Universidade Católica Portuguesa

Agrupamento de Centros de Saúde de Braga da Administração Regional de Saúde da Zona Norte e Instituto de Bioética, Porto, Portugal.

Referências

Roselló FT. Filosofia de la medicina ”“ en torno a la obra de E.D.Pellegrino. Madrid: MAPFRE; 2001.

Engelhardt HT; Jotterand, F (ed). The philosophy of medicine reborn: a Pellegrino reader - Edmund D. Pellegrino. Indiana: University of Notre Dame Press; 2008.

Couto M. Venenos de deus, remédios do diabo. Lisboa: Editoral Caminho; 2007.

Singer P. Um Só Mundo: A Ética da Globalização. Lisboa: Gradiva; 2004.

Downloads

Como Citar

Meireles, A. (2009). “Venenos de Deus, Remédios do Diabo” ”“ uma análise bioética da obra de Mia Couto. Revista Brasileira De Bioética, 5(1-4), 9–23. https://doi.org/10.26512/rbb.v5i1-4.7856

Edição

Seção

Artigos Especiais