Formação e assistência: um diálogo necessário a propósito da tanatologia
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v9i1-4.7754Palavras-chave:
Bioética. Tanatologia. Morte. Luto. Perdas. Vulnerabilidade.Resumo
Profissionais responsáveis por ministrarem aulas referentes ao tema tanatologia elaboraram este artigo. Ao falar de tanatologia para alunos, surge a oportunidade para a reflexão crítica, a qual remete à bioética e a uma melhor formação profissional, culminando posteriormente em uma melhor assistência à saúde. Nesses momentos há também a oportunidade de discutir e mesmo de relatar as próprias inquietações, com o objetivo de desmitificar questões referentes à morte, aos processos de morrer, aos lutos e as perdas, trazendo tais processos (novamente) para uma situação de naturalidade dentro do ciclo vital do ser humano. Visando atingir tal objetivo, diferentes metodologias costumam ser usadas e é preciso uma especial atenção a situações emocionais que se deflagram, bem como ansiedades em diversos graus gerados entre os participantes. Um acolhimento se faz necessário e tem-se percebido claramente a necessidade de aulas com duração inferior ao tempo que se dispõe para as mesmas, para que haja espaço e tempo de acolhimento.
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