O cumprimento do dever do Estado em Saúde na perspectiva do usuário do SUS. Uma visão Bioética

Autores

  • Lara Santos Brusamolin Universidade do Vale do Sapucaí
  • Marcos Mesquita Filho Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26686

Palavras-chave:

Bioética. Saúde Pública. Direitos Humanos. Avaliação em saúde. Políticas de saúde.

Resumo

A Constituição Brasileira de 1988 é marcada por ampliar significativamente o Direito à Saúde ao afirmar que “Saúde é Direito de Todos e Dever do Estado”. Os signatários da Carta Magna assumem, então, ao aprová-la, um compromisso ético fundamental. Entretanto, apesar de grandes avanços, sua trajetória tem sido marcada inúmeros problemas, que vêm causando descontentamento aos usuários do SUS, levando ao descrédito quanto ao Direito à saúde e ao cumprimento do respectivo dever do Estado. O objetivo desta pesquisa foi conhecer a maneira com que o usuário do Sistema Único de Saúde avalia e compreende o dever do Estado para com a Saúde e o direito da população. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. Foram entrevistados 40 usuários das Unidades Básicas de Saúde de Pouso Alegre, MG, de ambos os sexos. Os critérios de inclusão foram ser usuário do SUS, residir no município, ter mais de 18 anos e concordar em participar do estudo. Foi utilizado um instrumento com questões fechadas para coleta de dados sócio demográficos, para caracterizar a amostra, e uma entrevista do tipo semiestruturada contendo 02 questões dissertativas. A análise das respostas ocorreu através do método de Discurso do Sujeito Coletivo ou DSC, “um discurso síntese elaborado com pedaços de discursos de sentido semelhante reunidos num só discurso”, (Lefévre & Lefévre; 2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Santos Brusamolin, Universidade do Vale do Sapucaí


Universidade do Vale do Sapucaí. 

Marcos Mesquita Filho, Universidade do Vale do Sapucaí



Doutor, professor, Universidade do Vale do Sapucaí

Referências

Carvalho G. 20 anos de SUS-cesso na conquista do direito vida-saúde do brasileiro. Domingueiras, 2008. Material distribuído via e-mail sob a forma de arquivo power point. 66p.

Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Título VIII ”“ Da Ordem Social ”“ Seção II: Da saúde. In: CAMPOS, F. E.; OLIVEIRA JR, M; TONON, L. M. Legislação básica do SUS. Cadernos de Saúde 3, Belo Horizonte, COOPMED, p. 223-224, 1998.

Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 set. 1990. Seção 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acessado em 20 jun. 2018.

Mesquita Filho, M. Uma abordagem bioética do Sistema Único de Saúde. Revista Espaço Acadêmico (UEM), 2010. 10, 129-38.

MS/SAS/Departamento de Atenção Básica ”“ DAB. Teto, credenciamento e implantação das estratégias de Agentes Comunitários de Saúde, Saúde da Família e Saúde Bucal Unidade Geográfica: Brasil Competência: maio de 2017. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/dab/historico_cobertura_sf/historico_cobertura_sf_relatorio.php. Acessado em 20 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Brusamolin, L. S., & Filho, M. M. (2019). O cumprimento do dever do Estado em Saúde na perspectiva do usuário do SUS. Uma visão Bioética. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 195. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26686

Edição

Seção

Suplemento