Nível do conhecimento da equipe de enfermagem com relação aos cuidados paliativos

Autores

  • Elisangela de Oliveira Cardozo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Cassiane Caroline de Oliveira Cardozo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Daniella de Paula Chiesa Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Waldir Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26680

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos. Enfermagem. Envelhecimento populacional.

Resumo

Dados do mundo inteiro revelam que a expectativa de vida das pessoas vem aumentando gradativamente inclusive no Brasil. O fato é que aumento de expectativa de vida não necessariamente quer dizer qualidade de vida. O homem é um ser finito, assim a morte deve ser compreendida como um processo natural, parte da vida, e a qualidade de vida deveria ser o principal objetivo clínico. Nesta perspectiva os Cuidados Paliativos (CP) trazem uma abordagem mais específica para melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentem uma doença ameaçadora da vida, através da prevenção e do alívio do sofrimento, identificação precoce e tratamento impecável da dor e de outros problemas, físicos, psicossociais e espirituais. Objetivo: Identificar o nível de conhecimento dos profissionais da área de enfermagem com relação aos CP. Metodologia: Pesquisa descritiva quaslitativa, com utilização de dois questionários com 10 questões cada, que visam demonstrar o nível de escolaridade, facilidade de acesso à informação, idade, tempo de atuação na área e o nível de conhecimento específico em CP. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições privadas localizadas na cidade de Curitiba. Participaram espontaneamente do estudo 75 profissionais da área de enfermagem maiores de 18 anos, ou seja, técnicos e auxiliares de enfermagem e enfermeiros. Dos 75 formulários recebidos, 6 deles foram desconsiderados por não conter todos os campos preenchidos ou por estarem ilegíveis. A amostra final contou com 69 formulários os quais continham todas as informações completas. O projeto foi aprovado pelo CEP do Hospital IPO sob o n°171/2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela de Oliveira Cardozo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná


Hospital  Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia. PPGBIOÉTICA da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Brasil. 

Cassiane Caroline de Oliveira Cardozo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná



Acadêmica Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Daniella de Paula Chiesa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná


Mestre em Bioética PPGBIOÉTICA-Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Waldir Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná


Prof. Doutor PPGBIOÉTICA-Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Referências

ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS. Ricardo Tavares de Carvalho e Henrique Afonseca Parsons (organizadores). Manual de cuidado paliativos ANCP. Revisão Ampliada. 2ª. ed, 2012.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Resolução CFM 1.973, que define a Medicina Paliativa como área de atuação. Brasilia, 2011. Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2011/1973_2011.htm. Acesso em: 22 ago. 2018.

Organização Mundial da Saúde. Relatório Mundial da Saúde (2010). FINANCIAMENTO DOS SISTEMAS DE SAÚDE O caminho para a cobertura universal. Disponível em: http://www.who.int/eportuguese/publications/WHR2010.pdf. Acesso em 26 ago.2018.

PESSINI, L. Cuidados paliativos: alguns aspectos conceituais, biográficos e éticos. Prática Hospitalar, 2005; (41), p. 107-112.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Cardozo, E. de O., Cardozo, C. C. de O., Chiesa, D. de P., & Souza, W. (2019). Nível do conhecimento da equipe de enfermagem com relação aos cuidados paliativos. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 112. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26680

Edição

Seção

Suplemento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)