Idoso em situação de finitude ”“ percepção da equipe de enfermagem

Autores

  • C Braga Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo
  • R N Pereira Hospital São Cristovão
  • M Koike Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo
  • F Pitanga Universidade Nove de Julho
  • S Ramos Universidade do Brasil
  • F Neman Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26529

Palavras-chave:

Idoso. Finitude. Percepção. Enfermagem.

Resumo

O processo de finitude na maturidade pode ocorrer de forma lenta, com muito sofrimento físico, mental, social, emocional e espiritual e esse vem a ser um dos temas mais valorizados pela gerontologia e uma fonte de grande preocupação por parte dos pesquisadores, principalmente quando as pessoas denominam esse evento como normal e decorrente do processo de envelhecimento. Considera-se indivíduos em situação de finitude, aquele que se encontra fora das possibilidades terapêuticas curativas o que traz uma falsa ideia que nada pode ser feito. Metodologia - Tratou-se de uma pesquisa de campo, exploratória descritiva com abordagem qualitativa, que buscou descrever os cuidados paliativos em idosos em finitude e compreender as percepções da equipe de enfermagem no setor de Clinica Médica em cuidados paliativos com idosos. O estudo foi realizado em um Hospital privado que presta serviço e assistência à população predominantemente idosa. Os sujeitos que fizeram parte deste estudo incluem auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros, em um total de 18 elementos e que prestam cuidados aos idosos internados, que aceitaram participar do estudo mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e foi avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da sob o nº da CAAE: 332959914.5.0000.5494.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

C Braga, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo


Enfermeira doutoranda em ciências da saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo - IAMSPE.

R N Pereira, Hospital São Cristovão


Enfermeira Hospital São Cristovão- SP.

M Koike, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo


Doutora e orientadora permanente mestrado e doutorado Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo.

F Pitanga, Universidade Nove de Julho


Professora da Universidade Nove de Julho-SP.

S Ramos, Universidade do Brasil


Professora da Universidade Brasil -São Paulo-SP.

F Neman, Universidade Brasil


Coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Brasil - São Paulo - SP.

Referências

ÁLVARES, Liége M; LIMA Rosângela C; SILVA Ricardo A. Cad. Saúde Pública vol.26 no. 1 Rio de Janeiro Jan. 2010.

BRAGANÇA, Joana F; Enfermeiros de Cuidados Paliativos: Como despendem o seu tempo e qual a sua percepção em relação à qualidade dos seus cuidados; Lisboa, Setembro de 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Academia Nacional de Cuidados Paliativos: Critério de Qualidade para os Cuidados Paliativos no Brasil. Ed. Diagraphic Editora Ltda, Rio de Janeiro. 2006.

COSTA, Jéssyka C. M; SILVA, Larissa C; SILVA, Cleane R; A Ética do enfermeiro no cuidado a pacientes idosos sem possibilidade terapêutica de cura, Estud. interdiscip. envelhec., Porto Alegre, 2012.

MELLO, AGC. Cuidados paliativos: abordagem contínua e integral. In: SANTOS FC. Cuidadospaliativos: discutindo a vida a morte e o morrer. 1ª ed. São Paulo: Atheneu, 2009. Cap.18, p. 257-266.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Braga, C., Pereira, R. N., Koike, M., Pitanga, F., Ramos, S., & Neman, F. (2019). Idoso em situação de finitude ”“ percepção da equipe de enfermagem. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 193–194. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26529

Edição

Seção

Suplemento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)