Bem Viver do Cerrado: aspectos de uma bioética local

Autores

  • J Floriano Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26314

Palavras-chave:

Pluralismo bioético. Bem viver. Cerrado. Conhecimentos tradicionais. Parteiras tradicionais.

Resumo

Abya Yala é formada por povos com uma rica diversidade histórica cultural que convivem em um mesmo território com pluralidades de formas de entender, viver e sonhar a vida. As bioéticas latino-americanas vêm trazendo a importância do pluralismo no sentindo de abordar as questões éticas a partir das realidades concretas, e com conceitos próprios. O Cerrado é a savana com maior biodiversidade do mundo, bioma que abriga dez estados brasileiros e o Distrito Federal. Por essas terras milenárias passaram e viverem muitos povos, que fazem parte do equilíbrio no bioma. Deste contexto emanam bioéticas com mais afinidade às questões regionais e que podem ampliar o arcabouço teórico e a práxis da bioética em outras regiões. Método Foi feita uma pesquisa qualitativa com a parteira e raizeira Dona Flor da comunidade quilombola do Moinho em Alto Paraíso/GO. A metodologia foi ancorada em princípios da educação biocêntrica que propõe como método uma prática pedagógica reflexiva e vivencial, onde aprendizagem se dá tanto pelo racional como pelas emoções, sentimentos, sensações e intuição. A bioética dessa mestra pôde ser vista manifestada em outras pessoas dos quilombos da Chapada dos Veadeiros, através do convívio cotidiano da pesquisadora com essas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

J Floriano, Universidade de Brasília


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília.

Referências

CAVALCANTE, R. 2007, 10 apud J. Lopes. Experimentações em Cultura, Educação e Cidadania: O Caso da Associação Grãos de Luz e Griô. (Dissertação) Rio de Janeiro: FGV ”“ CPDOC ”“ Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, 2009.

FLORIANO, J. Bem viver do cerrado: partejar amor, parir uma bioética local. [Dissertação] Programa de Pós- Graduação em Bioética. Brasília: Universidade de Brasília, 2016.

HOLANDA, M. Por uma ética da (In)Dignação: repensando o Humano, a Dignidade e o pluralismo nos movimentos de lutas por direitos. (Tese) Programa de Pós-Graduação em Bioética, Faculdade de Saúde, Universidade de Brasília, 2015.

OSMAN, Z. Bio-ética islâmica: Aportes Epistemológicos desde o Pensamento Decolonial e os Feminismos Islâmicos. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação em Bioética. Brasília: Universidade de Brasília, 2015.

SHIVA, V. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. Gaia: São Paulo, 2003.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Floriano, J. (2019). Bem Viver do Cerrado: aspectos de uma bioética local. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 129. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26314

Edição

Seção

Suplemento