Atuação e comunicação dos Comitês de Ética em Pesquisa com a comunidade acadêmica

Autores

  • Marília de Queiroz Dias Jácome Centro Universitário de Brasília
  • F C. Carvalho Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26309

Palavras-chave:

Comunicação virtual. Pesquisadores. Bioética. Pesquisa científica.

Resumo

No Brasil, a análise dos aspectos éticos e científicos das pesquisas em que participam seres humanos é realizada pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e também pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) ”“ Sistema CEP-CONEP. O CEP é um colegiado constituído para a defesa dos interesses e direitos dos participantes das pesquisas científicas, também, com a incumbência de acompanhar e monitorar o desenvolvimento das pesquisas apreciadas por seus membros. A avaliação realizada pelos CEP tem como referencial as diretrizes da Resolução n. 446/12 do Conselho Nacional de Saúde. No sentido de melhor operacionalização e avaliação os CEP devem manter comunicação harmoniosa com os pesquisadores e demais membros da comunidade acadêmica. A comunicação, entre CEP e comunidade acadêmica, é um elemento básico para o avanço científico, é ela que contribui para que a ciência e a tecnologia se viabilizem por meio do processo de construção do conhecimento, uma vez que tal processo flui em âmbito da comunicação. Assim sendo, objetivou-se conhecer a atual situação da comunicação virtual dos CEP para com os pesquisadores, por meio da identificação das informações prestadas nas páginas eletrônicas dos comitês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília de Queiroz Dias Jácome, Centro Universitário de Brasília

Doutora em Bioética pelo Programa de Pós-graduação em Bioética da UnB. Professora do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Coordenadora do Comitê de Ética do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). 

F C. Carvalho, Centro Universitário de Brasília


Biomédico formado pela Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde (FACES) do Centro Universitário de
Brasília - UniCEUB. 

Referências

BRASIL, CNS, Plataforma Brasil (2012).

Brasil, CNS, Resolução n. 466/12 (2012).

M.Q.D. Jácome and L. D. J. Reis, Levantamento de Informações Contidas em Páginas Eletrônicas de Comitês de Ética em Pesquisa, Não publicado (2014).

M.T. Jorge, B.L. Pegoraro and L.A. Ribeiro, Rev. Bioét. 15, 2 (2007).

W.C. Bueno, Informação & Informação 15, n. Esp. (2018).

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Jácome, M. de Q. D., & Carvalho, F. C. (2019). Atuação e comunicação dos Comitês de Ética em Pesquisa com a comunidade acadêmica. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 160. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26309

Edição

Seção

Suplemento