Direitos Humanos na formação profissional em medicina: processo de institucionalização de um eixo transversal
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26289Palavras-chave:
Bioética. Direitos humanos. Ensino médico. Competência clínica. Desenvolvimento moral.Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina de 2014 estabelecem que o perfil desejado do profissional compreende uma formação humanista, crítica, reflexiva e ética. Alinhada a tais diretrizes e buscando concretizá-las, a Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, São Paulo, Brasil, definiu em seu plano político-pedagógico o objetivo formar profissionais capazes de “aplicar princípios éticos e humanísticos nas relações com pessoas e a comunidade, respeitando os princípios de cidadania, visando a redução das desigualdades, bem como adequar criticamente a sua vida profissional aos contextos social, político e histórico vigentes, com perspectiva transformadora”. Este trabalho discute um processo pedagógico no âmbito das disciplinas de Bioética no curso de medicina, cujo objetivo foi desenvolver competências e habilidades para tomada de decisões clínicas fundamentadas nos princípios e diretrizes dos direitos humanos ao longo do processo de formação profissional.
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Referências
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