Direitos Humanos na formação profissional em medicina: processo de institucionalização de um eixo transversal

Autores

  • Daniele Pompei Sacardo Universidade Estadual de Campinas
  • Flávio Cesar de Sá Universidade Estadual de Campinas
  • Venâncio Pereira Dantas Filho Universidade Estadual de Campinas
  • Diego Lima Ribeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Denis Barbosa Cacique Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26289

Palavras-chave:

Bioética. Direitos humanos. Ensino médico. Competência clínica. Desenvolvimento moral.

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina de 2014 estabelecem que o perfil desejado do profissional compreende uma formação humanista, crítica, reflexiva e ética. Alinhada a tais diretrizes e buscando concretizá-las, a Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, São Paulo, Brasil, definiu em seu plano político-pedagógico o objetivo formar profissionais capazes de “aplicar princípios éticos e humanísticos nas relações com pessoas e a comunidade, respeitando os princípios de cidadania, visando a redução das desigualdades, bem como adequar criticamente a sua vida profissional aos contextos social, político e histórico vigentes, com perspectiva transformadora”. Este trabalho discute um processo pedagógico no âmbito das disciplinas de Bioética no curso de medicina, cujo objetivo foi desenvolver competências e habilidades para tomada de decisões clínicas fundamentadas nos princípios e diretrizes dos direitos humanos ao longo do processo de formação profissional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Pompei Sacardo, Universidade Estadual de Campinas

Docente de Bioética - Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas ”“ UNICAMP.

Flávio Cesar de Sá, Universidade Estadual de Campinas

Docente de Bioética - Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas ”“ UNICAMP. 

Venâncio Pereira Dantas Filho, Universidade Estadual de Campinas

Docente de Bioética - Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas ”“ UNICAMP.

Diego Lima Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas


Professor Auxiliar de Ensino e Pesquisa de Bioética - Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Denis Barbosa Cacique, Universidade Estadual de Campinas


Professor Colaborador de Bioética, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Referências

Albuquerque, A. (2015). Os direitos humanos na formação do profissional de medicina. Revista De Medicina, 94(3), 169-178.

Gracia D. Bioética clínica. Santa Fé de Bogotá: Editorial El Búho; 1998.

Rest JR, Narváez D, editors. Moral development in the professions: psychology and applied ethics. Hillsdale: Lawrence Erlbaum; 1994. p.1-26.

Semberoiz A. O momento ético: sensibilidade moral e educação médica. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2015.

Zoboli, ELP. Deliberação: leque de possibilidades para compreender os conflitos de valores na prática clínica da atenção básica. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem. 2010; São Paulo: EEUSP.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Sacardo, D. P., Sá, F. C. de, Filho, V. P. D., Ribeiro, D. L., & Cacique, D. B. (2019). Direitos Humanos na formação profissional em medicina: processo de institucionalização de um eixo transversal. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 106–107. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26289

Edição

Seção

Suplemento