A influência histórica no surgimento dos princípios da bioética
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26285Palavras-chave:
Bioética. Fatores históricos. Direitos humanos. Consentimento.Resumo
A investigação em pesquisa mostra-se de grande interesse social desde a Antiguidade. A evolução da humanidade trouxe a necessidade de novos conhecimentos e aprimoramento dos antigos, visto as novas ferramentas à disposição. A bioética apresenta-se como uma forma de ética aplicada, a fim de estabelecer limites a essa busca, sem ultrapassar barreiras ético-morais. Seu surgimento está associado a pessoas e fatos específicos que mudaram o curso da normatização em pesquisa a partir do impacto social desses eventos. O Tribunal de Nuremberg - responsável pelo julgamento de criminosos da Segunda Guerra Mundial, a maioria médicos que realizaram experimentos em seres humanos na Alemanha nazista - mostrou ao mundo que os princípios profissionais isolados não são confiáveis, havendo necessidade de criar um limite seguro com barreiras visíveis no controle da experimentação.
Downloads
Referências
LOPES J. A. .Bioética ”“ uma breve história:de Nuremberg (1947) a Belmont (1979). Revista Médica de Minas Gerais 2014; 24(2): 262-273.
PESSINI L. As origens da bioética: do credo bioético de Potter ao imperativo bioético de Fritz Jahr. Rev bioét (Impr.) 2013; 21 (1): 9-19.
SHUSTER E. Fifty years later: the significance of the nuremberg code. The New England Journal of Medicine (1997).
STARK L. The unintended ethics of Henry K Beecher. The art of medicine June 11, 2016 Vol 387, ISSUE 10036.