O cotidiano como foco de interesse da Bioética: reflexões sobre a prática de pesquisa no território

Autores

  • Camila Claudiano Quina Pereira Universidade do Vale do Sapucaí
  • José Ronaldo Trindade Universidade do Vale do Sapucaí
  • Elizabete Maria Espíndola Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.25200

Palavras-chave:

Bioética social. Cotidiano. Território.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir e argumentar sobre a relevá‚ncia de se realizar investigações da bioética no “lugar”, no território ou, mais precisamente, no cotidiano. A partir dos estudos sobre a bioética social e do chamado para se pensar pesquisas comprometidas com o contexto brasileiro, o que se propõe é a inserção do/a pesquisador/a no contexto de vida das pessoas para acompanhar o fluxo dos acontecimentos diários e compartilhar das normas e expectativas nos espaços onde a vida acontece. Uma prática comum nas ciências sociais, propõe se metodologias que estimulem o/a pesquisador/a a sair do laboratórios ou salas de portas fechadas e mergulhar nos microlugares: andar pelas ruas, ouvir conversas alheias, observar a arquitetura urbana, os encontros e desencontros, as filas, o trânsito, enfim, observar a cotidianidade. Trata-se de uma prática comprometida com o contexto com o qual se pretende lidar e, consequentemente, que se converta em benefícios para as pessoas que participam do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Claudiano Quina Pereira, Universidade do Vale do Sapucaí


Mestrado em Bioética. Universidade do Vale do Sapucaí.

José Ronaldo Trindade, Universidade do Vale do Sapucaí


Mestrado em Bioética. Universidade do Vale do Sapucaí.

Elizabete Maria Espíndola, Universidade do Vale do Sapucaí


Mestrado em Bioética. Universidade do Vale do Sapucaí.

Referências

SPINK, M.J. P.Pesquisando no cotidiano: recuperando memórias de pesquisa em Psicologia Social. Psicologia & Sociedade, v.19, n.1, jan./abr, p. 7-14, 2007.

SPINK, M.J; SPINK, P. Pesquisar o/no cotidiano na pesquisa social: reflexões sobre a noção de lugar, território e redes de associação. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 591-605,dez.2017.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Pereira, C. C. Q., Trindade, J. R., & Espíndola, E. M. (2019). O cotidiano como foco de interesse da Bioética: reflexões sobre a prática de pesquisa no território. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 89. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.25200

Edição

Seção

Suplemento