Aborto: análise retrospectiva de uma prática atemporal

Autores

  • A. Fontenele Universidade de Brasília
  • D. Guilhem Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24734

Palavras-chave:

Aborto. Bioética. Moralidade.

Resumo

O aborto abarca um campo de tensões circundado por controvérsias morais. Sua legalização em diversos países não foi capaz de diminuir os conflitos que emergem da discussão sobre o tema, tornando-se necessário ampliar a análise em distintas esferas, como a política, a econômica, a saúde e a ética. Constitui-se como um dos poucos assuntos capazes de provocar profundas divisões sociais. A compreensão sobre as questões envolvidas e os desdobramentos morais decorrentes dessa prática requerem a retomada de um breve histórico, o que possibilita a análise da forma como o tema vem sendo tratado ao longo da história da humanidade. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise histórica e jurídica subjacentes ao aborto e as possíveis consequências para as diferentes moralidades que emergem da vida em sociedade. Foi realizada uma revisão da literatura a partir de livros e artigos científicos, o que permitiu analisar do ponto de vista bioético os distintos posicionamentos existentes no mundo e consequentemente as posições morais frente aos novos paradigmas propostos na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

A. Fontenele, Universidade de Brasília


Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

D. Guilhem, Universidade de Brasília


Universidade de Brasília (UnB); Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnF); Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS).

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Fontenele, A., & Guilhem, D. (2019). Aborto: análise retrospectiva de uma prática atemporal. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 78. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24734

Edição

Seção

Suplemento