Desospitalização e cuidados paliativos domiciliares no Sistema Único de Saúde brasileiro

Autores

  • Barbara B. Wiegand Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • J. M. L. Meirelles Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24720

Palavras-chave:

Desospitalização. Cuidados paliativos. Sistema Único de Saúde.

Resumo

A abordagem dos cuidados paliativos cresce no Brasil, à medida em que as discussões sociais sobre o assunto fim de vida se tornam mais efetivas. Dessa forma, os serviços de atenção domiciliar são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao levar atendimento de equipes multiprofissionais para continuidade dos cuidados hospitalares na residência do paciente, de forma integrada com a Rede de Atenção à Saúde. Método: a pesquisa proposta tem como fundamento a análise das políticas públicas brasileiras voltadas para a atenção domiciliar e cuidados paliativos. Trata-se de revisão de Portarias do Ministério da Saúde, programas do governo e outras normas que regulamentem o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara B. Wiegand, Pontifícia Universidade Católica do Paraná


Mestranda do Programa de Pós-graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

J. M. L. Meirelles, Pontifícia Universidade Católica do Paraná


Doutora em Direito das Relações Sociais. Professora do Programa de Pós-graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar. Brasília (2013).

BRASIL. Portaria nº 3.535, de 2 de setembro de 1998. Estabelece critérios para cadastramento de centros de atendimento em oncologia. Brasília (1998).

BRASIL. Conselho Federal de Medicina (CFM). Resolução nº 2.156/2016. Estabelece os critérios de admissão e alta em unidade de terapia intensiva. Brasília (2016).

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Wiegand, B. B., & Meirelles, J. M. L. (2019). Desospitalização e cuidados paliativos domiciliares no Sistema Único de Saúde brasileiro. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 66. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24720

Edição

Seção

Suplemento