A bioética como contributo no tratamento das mordeduras de serpentes peçonhentas

Autores

  • António Hélder Manuel Francisco Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24230

Palavras-chave:

Conhecimento tradicional. Plantas medicinais. Bioética. Saúde pública.

Resumo

O homem no processo de aculturação aprende e apreende tacitamente, pré-reflexivamente, os modos de viver e o manuseio dos instrumentos necessários para fazer a vida social possível. O conhecimento se incorpora espontaneamente à vida e forma parte dela em estreita relação com os modos de sentir e querer, constituindo um sistema de saber rico e multilateral. A cultura humana, desde a modernidade, tem tido um de seus centros na ciência e no conhecimento científico. Com o avanço científico e tecnológico, a sociedade do conhecimento deixou de ser uma quimera e, embora o desempenho científico apresente manifestações sumamente contraditórias, tem ocorrido grandes ganhos e avanços do saber, novos instrumentos de trabalho, maior independência do homem com respeito a diversos fatores naturais, desenvolvimento da medicina e a produção de novas tecnologias capazes de reproduzir a vida, protegê-la e conservá-la, novas potencialidades produtivas e de construção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Hélder Manuel Francisco, Universidade de Brasília

Doutorando em Bioética pela Universidade de Brasília. Coordenador para área científica da Faculdade de Medicina de Malanje.

Referências

LORENZO, CFG. Desafios para uma Bioética clínica interétnica: reflexões a partir da política nacional de saúde indígena. Revista Bioética. 2011;19(2): 331-337.

OLIVEIRA, PRS. Serpentes em Angola: uma visão toxinológica e clínica dos envenenamentos. Lisboa/Portugal: Glaciar; 2017.

SILBERMAN, RPS. Biotecnología y antivenenos: el caso de África. Biotecnologia, v, 14: IBt ”“ UNAM. 2007:3.

GARRAFA, V. Introdução à Bioética. Revista do Hospital Universitário, Universidade Federal do Maranhão, UFMA. 2005;6(2): 1-13.

UNESCO. Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. Tradução brasileira da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Francisco, A. H. M. (2019). A bioética como contributo no tratamento das mordeduras de serpentes peçonhentas. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 30. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24230

Edição

Seção

Suplemento