MARX E O CAPITAL PORTADOR DE JUROS
uma introdução
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v11i23.45812Palavras-chave:
Marx. Dialética. Capital portador de juros. Teorias da mais-valia.Resumo
O artigo tem como objetivo expor as linhas fundamentais do movimento dialético (negativo) do capital portador de juros, seguindo a própria léxis de Marx. Para isso, segue-se a apresentação rigorosa a partir de O Capital de Marx e o seu método de exposição (Darstellungweise), especialmente o início da Seção V do Livro 3, além de cotejar os primeiros manuscritos de Marx sobre o assunto contidos no livro Teorias da Mais-Valia. Dessa forma, mais do que apresentar alguma nova tese sobre o tema, o artigo fixa-se na apresentação geral do problema, buscando captar cada momento peculiar do capital portador de juros em O Capital de Marx.
Downloads
Referências
MARX, Karl. Das Kapital. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich: Werke (Band 25). Berlin: Dietz Verlag, 1983.
MARX, Karl. Theorien über den Mehrwert. Dritter Teil. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich: Werke (Band 26.3). Berlin: Dietz Verlag, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.