TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS
reflexões acerca da Ética no primeiro Wittgenstein
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v11i23.43928Palavras-chave:
Wittgenstein. Tractatus. Vida. Ética.Resumo
Este texto busca abordar de forma não exaustiva o tema da ética, presente nos escritos do “primeiro” Wittgenstein. Conectando o Tractatus Logico-philosophicus (1921) com a Conferência sobre Ética (1964) buscou-se caracterizar as "proposições" éticas, em contraste das proposições com sentido, para assim abordar a indizibilidade da ética, bem como a ensaiar a sua atividade. Foi a partir de um breve encontro com o estoicismo que a relação entre vontade e mundo ganhou contornos mais expressivos, bem como a da vida feliz enquanto tranquilidade da alma e a da vida infeliz enquanto o “problemático” que precisa desaparecer. É possível compreender o Tractatus como um ato ético às vistas de uma vida feliz, iluminando assim os últimos aforismos, bem como a chamada para o silêncio.
Downloads
Referências
DALLL’AGNOL, Darlei. Ética e linguagem: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein. 3ª ed. Florianópolis; Ed. Da UFSC; São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005. Com: Conferência sobre Ética/Ludwig Wittgenstein.
ENGELMANN, Paul. Letters from Ludwig Wittgenstein, with a memoir. MC GUINESS, B.F. (Org.). Oxford: Blackwell, 1967.
SANTOS, Luiz Henrique Lopes dos. A essência da proposição e a essência do mundo.
SATTLER, Janyne. Uma ética – e uma estética – wittgensteiniana: reflexões e implicações de uma tese à la lettre. Wittgenstein nas Américas: legado e convergências/Rafael Lopes Azize, organizador. Salvador: EDUFBA, 2018.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos, 3ª ed. São Paulo. Editora Edusp, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.