SOFRIMENTO NA FRANÇA DE CHRISTOPHE DÉJOURS

uma análise psico-sociológica das relações de trabalho no neoliberalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.41759

Palavras-chave:

Sofrimento. Trabalho. Banalização. Desemprego. Déjours.

Resumo

Nessa resenha, tratamos do livro “Sofrimento na França”, de Cristophe Déjours. Apesar de não ter se tornado um clássico, justificamos o interesse nessa obra por dois motivos: 1) ela propõe um cruzamento entre ciências médicas e ciências humanas, mais especificamente, entre as ciências psi e a sociologia, introduzindo-se num campo de pesquisa interdisciplinar e, portanto, apresentando a questão do desemprego sob um novo ângulo: o da coleta de dados de pacientes tratados por Déjours, mostrando o impacto psíquico da questão do trabalho; 2) sua atualidade para a pesquisa em filosofia, uma vez que promove uma releitura do conceito de “banalização do mal” de Hanna Arendt, baseado na experiência contemporânea do neoliberalismo, bem como apresentando a mobilização popular e a viragem feminista como dois possíveis encaminhamentos para amenizar o sofrimento psíquico produzida pelas condições de trabalho nos dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Bernardo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará (2009), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2015) e mestrado em Filosofia - Université Paris VIII - Vincennes-Saint-Denis (2019), com o tema "A crítica do humanismo, do finalismo e a ética em Derrida", sob orientação do professor Emérito Stéphane Douailler. Atualmente é doutoranda em filosofia na UFRJ, sob orientação de Carla Rodrigues. Tem interesse nos seguintes temas: Artaud, Nietzsche, Derrida, Humanismo, Anti-humanismo, antropologia/filosofia, estética, teatro. 

Referências

DÉJOURS, Christophe. Souffrance en France: la banalisation de l’injustice sociale. Paris: Seuil, 1998.

ROLO, Duarte. Histoire et actualité du concept de souffrance éthique. Travailler, n°37, 2017. P 253-281.

LORIOL, Marc. La souffrance au travail. Construction de la catégorie et mise en forme de l’expérience. Pensée plurielle, n°38, 2015. P. 23-33.

DURAND, Jean-Pierre. Combien y a-t-il de souffrance au travail? Elsevier Science, nº42, v.2, 2000. P.313-322.

Downloads

Publicado

19-09-2022

Como Citar

Bernardo, M. (2022). SOFRIMENTO NA FRANÇA DE CHRISTOPHE DÉJOURS: uma análise psico-sociológica das relações de trabalho no neoliberalismo. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(22), 284–300. https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.41759

Edição

Seção

Resenhas