O PONTO DE VISTA A PARTIR DO QUAL TEMOS DE ENXERGAR A ANTIGUIDADE

Fridrich Hölderlin

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v7i14.9963

Parole chiave:

Formação. Impulso de formação. Originalidade. Estética. Filosofia.

Abstract

Trata-se de uma tradução do alemão para o português do referido texto de Fridrich Hölderlin (datado de 1799). Faz parte do corpus hölderliano, além dos poemas, das obras em prosa, das cartas e das tragédias (as várias versões de A morte de Empédocles), uma série de escritos (muitas vezes fragmentados e inacabados) de teor estético-filosófico, nos quais se discorre, sobretudo, a partir dos liames entre a mentalidade grega arcaica e o espírito romântico. O texto ora traduzido se insere nesse âmbito. O cerne de seu percurso (por sinal, inacabado, mas de extrema importância) se desdobra a partir da noção de Bildung (“formação”), a qual é disposta no contexto da originalidade própria de cada tempo/povo (no caso, o romântico) e da herança que a perpassa (no caso, a da Antiguidade grega). O meio vivo entre esses dois eixos, por sua vez, é examinado a partir da noção de Bildungstrieb (“impulso de formação”), foco do desenvolvimento do texto. A tradução está inserida em um projeto de tradução dos demais textos da obra de Hölderlin.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

André Felipe Gonçalves Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Bacharelado, Licenciatura Plena e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Dedica-se ao estudo das seguintes áreas: crítica à metafísica, hermenêutica filosófica, pensamento grego arcaico, romantismo alemão e história da filosofia. Vem desenvolvendo pesquisas e traduções no entorno dos discursos filosóficos de língua alemã, sobretudo nas obras de Nietzsche e de Hölderlin. Faz parte da comissão editorial da revista "Trágica - Estudos de filosofia da imanência" (B1) e da revista "Ítaca" (B4)

Riferimenti bibliografici

Friedrich Hölderlin, Sämtliche Werke: Kleine Stuttgarter Ausgabe. Hrsg. von F. Beissner (ed.). Stuttgart Kohlhammer, 1958.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-02-28

Come citare

Gonçalves Correia, A. F. (2019). O PONTO DE VISTA A PARTIR DO QUAL TEMOS DE ENXERGAR A ANTIGUIDADE: Fridrich Hölderlin. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(14), 201–206. https://doi.org/10.26512/pl.v7i14.9963

Fascicolo

Sezione

Traduções