HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER E O PENSAMENTO DE ÉMILE BENVENISTE
a linguagem a partir do funcionamento da língua natural
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.27234Parole chiave:
Benveniste. Diálogo. Gadamer. Hermenêutica. Linguagem.Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar a acepção de linguagem para a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e para o pensamento de Émile Benveniste. Ambos os pensadores, apesar de pertencerem a tradições diferentes, têm pontos de semelhança e de complementariedade quanto a suas acepções de linguagem. Para atingir tal objetivo, este artigo se divide em três partes: a primeira trata de apresentar a linguagem na acepção gadameriana, a partir da própria linguagem; a segunda consiste na apresentação do pensamento de Benveniste acerca da linguagem, que se coaduna com o gadameriano, mas a partir do funcionamento da língua natural; a última busca retomar os pontos de relação entre ambos os autores acerca da linguagem.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. Campinas: Pontes Editores, 2005.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. Campinas: Pontes Editores, 2006.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 14ª edição. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Edusf, 2014, v.1.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II: Complementos e índice. 6ª edição. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Edusf, 2011, v.2.
KLEIST, H. “Da elaboração progressiva os pensamentos na fala”. Tradução de Carlos Alberto Gomes. In: Floema, Ano IV, n. 4 A, p.75-80, out. 2008.
NUNES, B. Heidegger. O tempo na narrativa. São Paulo: Editora Ática S.A., 1995.
SCHLEIERMACHER, F. D. E. Hermenêutica: arte e técnica da interpretação. Petrópolis: Vozes, 1999.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.