A ARTE COMO CONTRAPONTO À TÉCNICA MODERNA EM HEIDEGGER
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23721Parole chiave:
Arte. Técnica. Metafísica. Origem.Abstract
Este artigo pretende analisar de que modo a arte, para Heidegger, mostra-se como uma manifestação do ser contrapontual ao modo de ser da técnica moderna ”“ entendida como a época final da metafísica. Para isso, será necessário analisar a noção grega de techné e como essa noção inicialmente está vinculada tanto ao saber da produção de utensílios quanto ao saber da produção artística. Desse modo, veremos como a techné grega, entendida como um saber, transforma-se, com o predomínio da metafísica, em um fazer, desdobrando-se ao longo da história até a época da técnica moderna. A partir da consumação da metafísica na era da técnica, pretendemos mostrar, focados no ensaio A origem da obra de arte (1936), que a arte, para Heidegger, sendo ao mesmo tempo consanguínea e estranha à técnica moderna, mostra-nos uma relação mais original com o ser e com noções a ele vinculadas, como verdade e origem.
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