RELIGIÃO E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE ROUSSEAU
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.16757Parole chiave:
Religião. Rousseau. Tolerância. MoralAbstract
Nascido em um lar calvinista, com passagens pelo catolicismo, por necessidade, em vista de suas condições, Rousseau muito escreveu a respeito de religião, principalmente quanto a sua importância e sua relação com a moral e a política. Crítico tanto da religião cristã de sua época (católicos e protestantes) quanto do materialismo presente na filosofia, sofreu diversas perseguições por suas opiniões nessa área. O presente artigo se propõe a investigar a forma como Rousseau concebe a ideia de religião. Para isso, além de examinar o contexto em que o autor está inserido, vamos investigar: quais são as suas principais críticas? A quem se dirigem? De onde o autor recebe influências para suas ideias? Qual é a importância de seu pensamento a respeito da religião para as questões morais e políticas? Acreditamos que compreender essas questões, formuladas em um contexto de tamanha agitação, pode ajudar a compreender também as questões atuais a respeito da relação entre religião e política.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AURÉLIO, Diogo Pires. Um fio de nada: ensaio sobre a tolerância. Lisboa: Edições Cosmos, 1997.
CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. Tradução de Álvaro Cabral. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. (Coleção Repertórios)
FORTES, L. R. S. Paradoxo do espetáculo. São Paulo: Discurso, 1997.
KAWAUCHE, Thomaz. Da religião natural à religião civil em Rousseau. Princípios: Revista de Filosofia, Natal: UFRN, v. 15, n. 23, p. 117-133, 2008.
_______________________. A santidade do contrato e das leis: considerações sobre a religião civil de Rousseau. Kriterion, Belo Horizonte, v. 52, n. 123, p. 31-47, 2011.
ROMILLY. Tolerância. In: SANTOS, Antônio Carlos (Org.). O outro como problema: o surgimento da tolerância na modernidade. São Paulo: Alameda, 2010.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução de Lourdes Santos Machado. Introdução e notas de Paulo Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores)
___________________________. Emílio, ou Da educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2014. (Paideia)
___________________________. Carta a Christophe de Beaumont e outros escritos sobre a religião e a moral. Organização e apresentação de José Oscar de Almeida Marques. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.
VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.