NOÇÃO DE PROGRESSO NA CIÊNCIA EM KARL POPPER
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v2i4.11564Parole chiave:
Popper. Verificabilidade. Falseabilidade. Progresso. Precedentes.Abstract
O presente texto visa discutir a noção de progresso na ciência em Karl Popper. Após uma breve exposição geral da orientação teórica dos positivistas lógicos, busca-se mostrar de que maneira Karl Popper participa desse debate, ao criticar uma das noções fundamentais da filosofia de Rudolf Carnap e do próprio Círculo de Viena, o princípio da verificabilidade como o critério de demarcação da ciência. Essa discussão converge para o debate acerca do tema central do artigo, a noção de progresso em Popper e, após a exposição sobre esse assunto, procura-se demonstrar que as ideias de Popper relativas ao progresso continuam bastante atuais e encontram respaldo nas mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo para fundamentar entendimentos acerca de questões pontuais, como, no exemplo apresentado, para o problema dos precedentes no Direito.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BASTOS, Cleverson Leite; CANDIOTTO, Kleber B. B. Filosofia da ciência. Petrópolis: Vozes, 2008.
BUNGE, Mario. Dicionário de filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2006 (Coleção Big Bang).
GOMES, Nelson. Os Progressos da Filosofia no Século XX, in Samuel Simon (org.) Um Século de Conhecimento: Arte, Filosofia, Ciência e Tecnologia no século XX. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p.795-871.
POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1975.
POPPER, Karl Raimund. Lógica das Ciências Sociais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004 (Biblioteca Tempo Universitário nº 50).
WYZYKOWSKI, Adriana. O overruling como aplicação concreta do método popperiano ao desenvolvimento de um sistema de precedentes. Revista do Curso de Direito da UNIFACS, nº 149, 2012.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Pólemos

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.