RELEITURAS DA 'ALEGORIA DA CAVERNA', DE PLATÃO

Auteurs-es

  • Oriana Marquez Escola Estadual Joaquim Murtinho
  • Heloysa Gomes Amorim Escola Estadual Joaquim Murtinho
  • Ariely Escola Estadual Joaquim Murtinho
  • Rafael Luca Benevides de Lima Escola Estadual Joaquim Murtinho
  • Pedro Marques Escola Estadual Joaquim Murtinho
  • Emanuely Vitória Escola Estadual Joaquim Murtinho
  • Ana Clara Lima Escola Estadual Joaquim Murtinho
  • Maria Eduarda Teixeira Escola Estadual Joaquim Murtinho
  • Esther Amanda Escola Estadual Joaquim Murtinho

DOI :

https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.57957

Mots-clés :

Filosofia. Alegoria da Caverna. Platão. Inteligência Artificial.

Résumé

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim Murtinho (EEJM), localizada em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, sob a orientação do professor Luciano Magalhães Alves, desenvolveram uma atividade cuja proposta consistiu na leitura, análise e interpretação filosófica da Alegoria da Caverna, presente no livro VII de A República, de Platão. Em um segundo momento, o corpo de estudantes foi introduzido aos comentários de Martin Heidegger na obra Ser e Verdade, com ênfase em sua leitura ontológica da alegoria como expressão do processo de desvelamento do ser (alétheia).

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur-e

Oriana Marquez, Escola Estadual Joaquim Murtinho

Estudante do 3º Ano do Ensino Médio.

Heloysa Gomes Amorim, Escola Estadual Joaquim Murtinho

Estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Ariely, Escola Estadual Joaquim Murtinho

Estudante do 3° ano do Ensino Médio.

Rafael Luca Benevides de Lima, Escola Estadual Joaquim Murtinho

Estudante do 3º ano do Ensino Médio

Pedro Marques, Escola Estadual Joaquim Murtinho

Estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Emanuely Vitória, Escola Estadual Joaquim Murtinho

Estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Ana Clara Lima, Escola Estadual Joaquim Murtinho

Estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Maria Eduarda Teixeira, Escola Estadual Joaquim Murtinho

Estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Esther Amanda, Escola Estadual Joaquim Murtinho

Estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Références

.

Publié-e

2025-03-31

Comment citer

Marquez, O., Gomes Amorim, H., Ariely, Benevides de Lima, R. L., Marques, P., Emanuely Vitória, … Esther Amanda. (2025). RELEITURAS DA ’ALEGORIA DA CAVERNA’, DE PLATÃO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 13(30), 354–373. https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.57957

Numéro

Rubrique

Pensar por Imagens