RELEITURA DA 'ALEGORIA DA CAVERNA', DE PLATÃO

Auteurs-es

  • Luciano Magalhães Alves Escola Estadual Joaquim Murtinho / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI :

https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.57925

Mots-clés :

Filosofia. Prática Pedagógica. Alegoria da Caverna. Platão. Inteligência Artificial.

Résumé

A atividade desenvolvida com a turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim Murtinho (EEJM), localizada em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, sob a orientação do professor Luciano Magalhães Alves, consistiu na leitura, análise e interpretação filosófica da Alegoria da Caverna, presente no livro VII de A República, de Platão. Em um segundo momento, o corpo de estudantes foi introduzido aos comentários de Martin Heidegger na obra Ser e Verdade, com ênfase em sua leitura ontológica da alegoria como expressão do processo de desvelamento do ser (alétheia).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luciano Magalhães Alves, Escola Estadual Joaquim Murtinho / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Filosofia, Prof-filo UFMS, Especialista em Fundamentos Filosóficos da Educação ( UFMS).Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1995). Atualmente é professor de Filosofia vinculado À Secretaria de Estado de Educação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Références

.

Téléchargements

Publié-e

2025-03-31

Comment citer

Magalhães Alves, L. (2025). RELEITURA DA ’ALEGORIA DA CAVERNA’, DE PLATÃO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 13(30), 328–347. https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.57925

Numéro

Rubrique

Práticas Pedagógicas

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s