CARTA A PIETR LAVROVITCH LAVROV, DE FRIEDRICH ENGELS
uma discussão acerca dos limites do darwinismo
DOI :
https://doi.org/10.26512/pl.v7i14.23372Mots-clés :
Darwinismo social. Cooperacionismo. Materialismo.Résumé
O socialismo e a luta pela existência, artigo do filósofo russo Lavrovitch, abordara ideias darwinistas ”“ centralizando-as na luta pela existência ”“ sob um patamar social, isto é, adaptando e transpondo a tese exposta por Darwin em A origem das espécies do nível biológico para o nível social, com o importante acréscimo do conceito de solidariedade humana. Respondendo a seu artigo, Engels escreveu ao russo em 1875, por carta, suas refutações ao darwinismo social. O trabalho aqui apresentado resenha explicativa e criticamente a carta de Engels a Lavrov, explanando as refutações e problematizações apresentadas por Engels à implementação do darwinismo social na perspectiva materialista histórica por ele defendida. A argumentação de Engels pauta o nível biológico, da incompletude do darwinismo em si; o nível social, da falta de evidências nesse nível específico; e, por fim, o metafísico, da impossibilidade de transposição de uma tese de natureza biológica ao âmbito social.
Téléchargements
Références
ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Carta a Pietr Lavrovitch Lavrov [ENGELS, Friedrich, 1875]. In: BARATA-MOURA, J.; CHITAS, E.; MELO, F.; PINA, A. Tradução José Barata-Moura. Obras escolhidas: Marx, Engels. Lisboa: Editorial Avante, 1982.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 2018
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.