SOBRE O SUICÍDIO, DE MARX
a posição das mulheres e o suicídio na contemporaneidade
DOI :
https://doi.org/10.26512/pl.v7i14.23371Mots-clés :
Karl Marx. Sobre o suicídio. Contemporaneidade. Posição das mulheres.Résumé
A obra Sobre o suicídio refere-se à posição das mulheres na França do século XVII, apresentando os principais desencadeadores para o tópico: religião, moralidade e submissão. Assim como mencionado na obra, esses três aspectos ainda são influenciadores para o ato na atualidade. Pensar sobre o suicídio na contemporaneidade (utilizando Jacques Peuchet e Karl Marx como coautor) abre espaço para questionar por que, mesmo após 200 anos, a sociedade ainda está em semelhante posição, e em como o Estado (inclusive seus cidadãos) possui influência sobre os suicídios ao evitar discussões acerca do tema e deslegitimar os casos. Ademais, é imprescindível o reconhecimento da depressão como uma questão de saúde pública que necessita de acompanhamento periódico. Uma saída possível para esse obstáculo seria, portanto, o reconhecimento da depressão como uma patologia e, a partir disso, a tentativa de redução dos casos.
Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
MARX, Karl. Sobre o suicídio. São Paulo: Boitempo, 2006.
MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Companhia das Letras, 2011a.
MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Companhia das Letras, 2011b.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 2018

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.