O CONCEITO DE DIALÉTICA E A NOÇÃO DE EXPERÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.26512/pl.v7i14.22070Mots-clés :
Dialética. Experiência. Hegel.Résumé
Por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se estudar no pensamento de Hegel o conceito de dialética (na Enciclopédia das ciências filosóficas) e a noção dialética de experiência (Fenomenologia do Espírito). O conceito de dialética se mostra como um processo imanente constituído de três faces: face abstrata (do entendimento), face dialética (negativamente-racional) e a face especulativa (positivamente-racional), que apreende a unidade das determinações contrárias. No caso da noção dialética de experiência, diferente de outras filosofias, mostra-se como uma atividade imanente, intrínseca e necessária da consciência consigo mesma, isto é, sujeito, objeto e padrão de medida são inter-dependentes, tornando o processo de conhecimento mais próximo aos objetos e passível de crítica e revisão.
Téléchargements
Références
HEGEL, G.W.F. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio -vol.1. Tradução de Paulo Meneses, com colaboração de José Machado. São Paulo: Loyola, 1995.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses, 9ª ed. (2014), Editora Vozes e Editora universitária São Francisco; 2ª reimpressão (abril/2016).
KONDER, Leandro. Hegel: a razão quase enlouquecida. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1991.
INWOOD, Michael. Dicionário Hegel. Tradução de Álvaro Cabral, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
MENESES, Paulo. Para Ler a Fenomenologia do Espírito -Roteiro. 3ª edição. São Paulo: Loyola, 1992.
NOBRE, Marcos. Como nasce o novo.1ª ed. São Paulo: Editora Todavia, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 2018

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.