O CONTRATO SOCIAL E A PRÁTICA POLÍTICA
DOI :
https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14655Mots-clés :
Contrato Social. Prática Política. Direito. Rousseau.Résumé
Sabe-se da influência que o Contrato Social teve, historicamente, na Revolução Francesa (DERÁTHE, 2009, p. 30); contudo, é possível investigar em qual sentido prático Rousseau gostaria que a obra fosse tomada. O presente trabalho procura se contrapor a uma leitura que pretende tomar o Contrato Social como um modelo de realização política efetiva. Para tanto, percorremos os textos canônicos Rousseau: da teoria à prática (SALINAS, 1976) e O contrato social - entre a escala e o programa (NASCIMENTO, 1988) para pensar as transições que Rousseau faz, na obra, entre o campo abstrato do direito, do dever-ser, e o campo empírico, da prática política efetiva. Acreditamos que, após a análise desses textos, podemos estabelecer de modo mais seguro o vínculo entre a obra de Rousseau e a prática política nos diferentes sentidos que essa obra pode evocar.
Téléchargements
Références
DERATHÉ, Robert. Rousseau e a ciência política de seu tempo [1950]. Tradução de Natalia Maruyama. São Paulo: Barcarolla, 2009.
NASCIMENTO, Milton Meira do. O Contrato Social ”“ entre a escala e o programa. Discurso, São Paulo, 1988, n. 17, p. 119-129.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Considerações sobre o governo da Polônia e sua reforma projetada. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
____________________________. Do Contrato Social. São Paulo: Editora Abril, 1978.
____________________________. Emílio ou Da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SALINAS, Luiz Roberto Fortes. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo: Editora Ática, 1976.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 2018
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.