OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA DIANTE DA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11662Mots-clés :
Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Reestruturação curricular.Résumé
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a situação conflitante que a disciplina de Filosofia vive dentro do currículo escolar do ensino médio após a sua reestruturação (BRASIL, 2012). Para tanto, analiso a sua inserção na escola levando em consideração alguns avanços e obstáculos que a disciplina vivencia desde a reestruturação curricular do ensino médio brasileiro. Com o auxílio de referenciais teóricos, discorro sobre a proposta de reestruturação curricular do respectivo nível de ensino, bem como sobre as possibilidades e impossibilidades de se desenvolver um trabalho de qualidade com a disciplina de Filosofia no ensino médio. Por fim, concluo este trabalho constatando que o fato de pensar a inclusão da Filosofia, dentro da nova proposta curricular, requer incisivas mudanças no currículo do ensino médio vigente. Caso isto não ocorra, não será possível a implantação de um currículo emancipatório, pois se o status quo não se modificar, a reestruturação curricular será apenas mais uma nova política que, fingindo ser colocada em prática, estará “presa no papel”.
Téléchargements
Références
ALAVARSE, Ocimar; GABROWSKI, Gabriel. Formação de professores do ensinomédio, Etapa I ”“ Caderno VI: avaliação no ensino médio. Ministério da Educação,Secretaria da Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.
ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013: Institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e define suas Diretrizesgerais, forma, condições e critérios para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa noâmbito do ensino médio público, nas redes estaduais e distrital de educação. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=15069&Itemid=>. Acesso em: 01 dez. 2014.
__________. Ministério da Educação. Resolução Nº 2, de 30 de Janeiro de 2012: define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/CNE, 2012.
__________. Presidência da República. Casa Civil. Lei Nº 11.684/08: Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educaçãonacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias noscurrículos do ensino médio. Brasília, 02 jun. 2008.
__________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Parte IV: Ciências Humanas e SuasTecnologias. Conhecimentos de Filosofia, pp. 44 - 63. Brasília: MEC/SEMT, 1999.
__________. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Lei N° 9.394/96. Brasília: MEC, 20 dez. 1996.
CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador dacontradição. Revista da FAEEBA ”“ Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n.30, p. 17-31, jul./dez., 2008.
DUTRA, Jorge da Cunha. A relevância da Filosofia como disciplina escolar nocurrículo do Ensino Médio. 330f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. 2014.
______. O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre ossaberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação emEducação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 2010.
ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no cotidiano escolar. In: ______ (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FAVERO, Altair Alberto et al. O Ensino da Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos Cedes. Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004.
FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro:efetividadeou ideologia? São Paulo: Loyola, 2011.
FERREIRA, Vera Maria. Ensino Médio Politécnico: mudança de paradigmas. In: AZEVEDO, José Clovis de; REIS, Jonas Tarciso (Orgs.). Reestruturação do ensinomédio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.
GONTIJO, Pedro Ergnaldo. Deleuze e a Educação. Entrevista concedida a Jorge daCunha Dutra e Fabio Antonio Gabriel. Revista Filosofia, Ciência e Vida, Ano VIII, Nº 99, outubro de 2014.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escolaà universidade. Porto Alegre: Mediação, 2000.
HORN, Geraldo Balduino; VALESE, Rui. O sentido e o “lugar” do texto filosófico nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. In: NOVAES, José Luís Corrêa; AZEVEDO, Marco Antonio Oliveira de (Orgs.). A Filosofia e seu ensino:desafios emergentes. Porto Alegre: Sulina, 2014.
MENDONÇA, Samuel. Ensino de Filosofia e a caracterização do professor no estado deSão Paulo. In: BATTESTIN, Cláudia; DUTRA, Jorge da Cunha (Orgs.). Diálogos entre Filosofia e Educação. Coleção Maiêutica Filosófica. Vol. 1. Rio Grande: Ed. da FURG, 2015.
MORAES, Carmen Sylvia Vidigal et al. Formação de professores do ensino médio, Etapa I ”“ Caderno I: ensino médio e formação humana integral. Ministério daEducação, Secretaria da Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.
PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Ver. PEC. Curitiba, v. 2, n. 1, p. 37-42, jul. 2001-jul. 2002.
RAMOS, Marise Nogueira; FREITAS, Denise de; PIERSON, Alice Helena Campos. Formação de professores do ensino médio, Etapa I ”“ Caderno IV: áreas deconhecimento e integração curricular. Ministério da Educação, Secretaria da EducaçãoBásica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia para a vida. Entrevista concedida a Jorge daCunha Dutra e Fabio Antonio Gabriel. Revista Filosofia, Ciência e Vida, Ano VIII, Nº98, setembro de 2014.
________. Do ensino da filosofia: estratégias interdisciplinares. Educação em Revista.Marília, v. 12, n. 1, p. 81-96, Jan.-Jun., 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução à s teorias docurrículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVEIRA, Renê José Trentin. Teses sobre o ensino de Filosofia no nível médio. In: SILVEIRA, Renê José Trentin; GOTO, Roberto (Orgs.). Filosofia no ensino médio:temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
TOMAZETTI, Elisete Medianeira; MARÇAL, Katiuska Izaguirry. Apontamentos sobrea relação entre história da Filosofia e ensino da Filosofia. In: BATTESTIN, Cláudia; DUTRA, Jorge da Cunha (Orgs.). Diálogos entre Filosofia e Educação. Coleção Maiêutica Filosófica. Vol. 1. Rio Grande: Ed. da FURG, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Pólemos 2016
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.