A IMAGEM DA INTERIORIDADE

considerações sobre a pintura a partir de Hegel

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11582

Mots-clés :

Hegel. estética. Pintura. Interioridade.

Résumé

Pretendemos nesta exposição tratar acerca do princípio da interioridade, o qual sela a arte pictórica, de acordo com a estética hegeliana. Por mais que a subjetividade seja, segundo o próprio Hegel, o princípio básico da pintura, a interioridade caracterizará justamente o aporte da comoção, que ocorre na relação com o divino na era cristã.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lennon Noleto, Universidade de Brasília

Graduado em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Références

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética. Trad. Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: Edusp, 1999-2002.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da História. Trad. Maria Rodrigues e Theo Harden. Brasília: UnB, 1995.

WERLE, Marco Aurélio. A questão do fim da Arte em Hegel. São Paulo: Hedra, 201.

Téléchargements

Publié-e

2014-09-12

Comment citer

Noleto, L. (2014). A IMAGEM DA INTERIORIDADE: considerações sobre a pintura a partir de Hegel. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 3(5), 26–33. https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11582

Numéro

Rubrique

Dossiê