O TESTEMUNHO COMO FONTE DE CONHECIMENTO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11553

Mots-clés :

Testemunho. Conhecimento. Crença. Epistemologia. Fonte epistêmica.

Résumé

Tendo grande importância em diversos aspectos da nossa vida, o testemunho está presente desde quando pedimos informação a alguém ou meramente acreditamos em nossas datas de nascimento. Porém, durante um enorme período na história da epistemologia, sua importância como fonte epistêmica geradora de conhecimento foi negligenciada. Analisando essa tradição e suas críticas, em primeiro lugar, analisaremos o trabalho de David Hume, no qual encontramos o primeiro ataque à noção de testemunho como fonte transmissora de informação e geradora de conhecimento, e, além disso, o estabelecimento das bases do individualismo epistemológico. Em seguida, serão expostos alguns dos mais recentes trabalhos a respeito da justificação testemunhal que se caracterizam como alternativas à visão humeana, como o não-reducionismo de C. A. J. Coady, o dualismo de Jennifer Lackey, o comunitarismo de Martin Kusch e o confiabilismo de Sanford C. Goldberg. Com esse panorama estabelecido, por fim, analisaremos se estamos ou não justificados em acreditar e conhecer a partir do testemunho de alguém e se o testemunho possui ou não importância epistêmica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lorrayne Bezerra Vasconcelos Colares, Universidade de Brasilia

Graduanda em Filosofia na Universidade de Brasília - UnB.

Références

COADY, C. A. J. Testimony: A Philosophical Study. Oxford: Oxford University Press, 1992.

GOLDBERG, Sanford C. Relying on Others: An Essay in Epistemology. Oxford: Oxford University Press, 2010.

HUME, David. Investigações sobre o Entendimento Humano e sobre os Princípios da Moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

KUSCH, Martin. Knowledge by Agreement: The Programme of Communitarian Epistemology. Oxford: Oxford University Press, 2002.

LACKEY, Jennifer. Learning from Words: Testimony as a Source of Knowledge. Oxford: Oxford University Press, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2013-09-03

Comment citer

Colares, L. B. V. (2013). O TESTEMUNHO COMO FONTE DE CONHECIMENTO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 2(3), 146–164. https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11553

Numéro

Rubrique

Artigos