ALEGORIA E FACIES HIPPOCRATICA DA HISTÓRIA

algumas notas a partir de Origem do Drama Barroco Alemão, de Walter Benjamin

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38754

Palabras clave:

Walter Benjamin. Alegoria. História. Drama Barroco. Forma Artística.

Resumen

No presente artigo se esboçam algumas notas sobre os conceitos de alegoria e história que atravessam o livro Origem do drama barroco alemão, de Walter Benjamin. O objetivo dessas notas é conferir inteligibilidade à passagem críptica e esotérica que se consagrou como emblema da teoria benjaminiana da alegoria, ali definida por referência a uma certa feição hipocrática da história. Busca-se mostrar que o escrutínio desse par conceitual no livro sobre o Trauerspiel permite decifrar uma definição que se fecha hermeticamente em si mesma ao recolocar, no registro da conceituação filosófica, o procedimento artístico alegórico que deveria, no entanto, ser determinado.

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Biografía del autor/a

Lucas Melo Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo(2018). Atualmente mestrando pela mesma instituição.

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Publicado

2022-01-06

Cómo citar

Souza, L. M. (2022). ALEGORIA E FACIES HIPPOCRATICA DA HISTÓRIA: algumas notas a partir de Origem do Drama Barroco Alemão, de Walter Benjamin. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(20), 207–218. https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38754

Número

Sección

Ensaios