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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v8i16.26982

Palabras clave:

Epistemologia. Virtude. Ceticismo. Christopher Hookway.

Resumen

Este artigo expõe a concepção de epistemologia de Christopher Hookway, contrapondo-a à epistemologia analítica tradicional e apresentando os argumentos do autor em defesa de suas teses principais, a saber, (a) a epistemologia não precisa necessariamente ter os conceitos de conhecimento e justificação como ponto de partida, pois (b) atividades cognitivas, e não estados cognitivos, são o foco de nossa vida intelectual e (c) virtudes e emoções cumprem um papel fundamental em tais atividades. Na primeira seção a epistemologia da virtude e alguns de seus elementos principais são introduzidos, para que possamos situar a teoria de Hookway; na segunda seção é apresentado o projeto de pesquisa da epistemologia contemporânea e algumas razões pelas quais ele é insatisfatório; na terceira seção a reorientação da epistemologia proposta por Hookway e a função das virtudes intelectuais nas atividades epistêmicas e na resolução de problemas epistemológicos são elaboradas; por fim, algumas consequências do uso do conceito de virtude na epistemologia são discutidos.

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Biografía del autor/a

Ian Salle Botti, Universidad del Estado de Santa Catarina

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

Salle Botti, I. (2019). - -: -. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 8(16), 118–140. https://doi.org/10.26512/pl.v8i16.26982

Número

Sección

Artigos