A REALIDADE OBJETIVA DA UTUPË COMO ALTERNATIVA AO CETICISMO EPISTEMOLÓGICO MODERNO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26928

Palabras clave:

Utupë. Xamanismo. Filosofia Yanomami. Ontologia. Epistemologia.

Resumen

O presente ensaio aborda a filosofia Yanomami, exposta na obra A queda do céu, a partir do conceito de utupë, traduzido pelos pesquisadores como imagem. Para muitos comentadores, tal conceito é a chave de compreensão da cosmo-ontologia Yanomami. Este trabalho argumenta em favor da originalidade da utupë se comparada ao paradigma ocidental de representação, de sua distinção em relação à Ideia platônica e de sua fecundidade ontológica e epistemológica. Do ponto de vista ontológico, o ensaio expõe o caráter de essência ou verdadeiro interior dos seres abarcado pela utupë, bem como sua eternidade e universalidade. No que concerne à epistemologia, o trabalho destaca a utupë como principal fonte epistêmica do xamanismo Yanomami e articula uma arrojada hipótese de pesquisa: a intuição sobrenatural, modalidade de conhecimento por apreensão direta da utupë, pode ser uma superação da fratura ontognoseológica subjacente à oposição sujeito-objeto e uma resposta ao sempre incômodo problema do ceticismo epistemológico.

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Biografía del autor/a

Munir Bazzi, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2003), residência médica em Infectologia pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, São Paulo (2013), atualmente cursa graduação em filosofia na Universidade Federal do Paraná (2016)

Marina Burigo Guimarães Back, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Desenho Industrial - Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Citas

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Publicado

2020-02-10

Cómo citar

Bazzi, M., & Burigo Guimarães Back, M. (2020). A REALIDADE OBJETIVA DA UTUPË COMO ALTERNATIVA AO CETICISMO EPISTEMOLÓGICO MODERNO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(17), 212–225. https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26928

Número

Sección

Ensaios