FILOSOFIA E AUTOBIOGRAFIA EM NIETZSCHE
a crise da subjetividade na narrativa de si
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26715Palabras clave:
Subjetividade. Autobiografia. Narrativa de si.Resumen
A concepção crítica de autobiografia revela uma dimensão de negatividade da escrita de si e, principalmente, de negação da ideia de uma subjetividade íntegra e coesa. Tal concepção crítica que aqui será estudada encontra-se em Nietzsche como multiplicidade do eu. Tendo em vista que a autobiografia nietzschiana revê o modelo da autobiografia tradicional diante de um entendimento crítico da subjetividade moderna, busquei elucidar a transformação que essa narrativa opera no interior da filosofia. A partir desse objetivo central, o presente artigo investiga as características específicas da escrita autobiográfica do autor e, a partir disso, leva-nos ao entendimento da crise e do enfraquecimento da subjetividade, que, se não elimina o sujeito e seu propósito de narrar sua vida, ao menos põe em questão a incompletude daquele que fala, escreve e filosofa.
Descargas
Citas
DAMIÃO, Carla M. Sobre o declínio da “sinceridade”. Filosofia e autobiografia de Jean-Jacques Rousseau a Walter Benjamin. São Paulo: Editora Loyola, 2006.
FERRAZ, Maria Cristina F. Nietzsche, o bufão dos deuses. São Paulo: Editora N-1, 2017.
MURICY, Katia. Ecce homo: a autobiografia como gênero filosófico. Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. Como alguém se torna o que é. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. O Anticristo e Ditirambos de Dionísio. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ãdolos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
ROUESSEAU, Jean-Jacques. As Confissões. São Paulo: Atena Editora, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.