O RACIONALISMO EM DAVID HUME
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v4i8.11695Palabras clave:
David Hume. Conhecimento. Impressões e Ideias. Racionalismo.Resumen
Para David Hume, o conhecimento humano tem sua origem na experiência. Entretanto, há uma parte deste conhecimento que não tem a mesma origem. Neste caso, para o filósofo, quando um conhecimento não tem sua origem na experiência, ele deriva da imaginação. Este é, precisamente, o caso da matemática, que embora originalmente derivado da experiência, carrega consigo um conhecimento seguro e certo. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo expor a teoria do conhecimento em David Hume e como ele problematiza o racionalismo. Para tanto, pretende-se examinar o Tratado da Natureza Humana e as Investigações sobre o Entendimento Humano, tendo como fio condutor os seguintes pontos: i) o problema da formação do conhecimento humano em geral; ii) compreender o status da matemática enquanto conhecimento, bem como iii) abordar a influência cartesiana na teoria de Hume por meio das teorias de Berkeley e Locke.
Palavras-chave: David Hume. Conhecimento. Impressões e Ideias. Racionalismo.
Descargas
Citas
DESCARTES, R. Meditações sobre Filosofia Primeira (partes II, III e VI). Trad. Fausto Castilho, São Paulo: Unicamp, 2013.
HUME, D. Investigação acerca do Entendimento Humano (sec. I a VII e XII). Trad. Anoar Aiex. São Paulo: Nova Cultural, 2004.
_________. Tratado da Natureza Humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais (Livros I e II). Trad. D. Danowski, São Paulo: UNESP, 2009.
LOCKE, J. Ensaio acerca do Entendimento Humano (Livros I e II). Trad. Anoar Aiex. São Paulo: Nova Cultural, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Pólemos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.