Chamada - Dossiê "Filosofia africana: a busca por uma dessujeição de saberes" (2024)
A base discursiva da filosofia tem sido povoada pelo que a filósofa iorubá Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí chama de HEBM: homens, europeus, brancos, mortos, os quais continuam definindo a agenda da filosofia e, consequentemente, os termos do seu discurso. Este que precisa pensar o modo como é feito, articulado, e reproduzido entre nós.
Uma das tarefas da filosofia africana é escavar saberes subjugados pelos saberes consagrados a fim de problematizar constituições de discursos e dessujeitar saberes, colaborando dessa forma com o desmantelamento da colonialidade do saber e com a disseminação de seres e saberes que rompam com hegemonias, irrefletidamente, assumidas. Nesse sentido, a Pólemos - Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília propõe este dossiê como um convite para o exercício de pensamento decolonial e receberá contribuições que se constituam como um abre-caminhos para outras leituras, escritas e estudos na filosofia.
A submissão deve ser encaminhada entre os dias 15 de abril a 15 de julho de 2024, exclusivamente pelo sistema da revista.
Aline Matos da Rocha
Editora Associada