“OBSERVER, FLÂNEUR, PHILOSOPHER, AS YOU WANT”

Roberto Bicelli, the ragman poet

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.22722

Keywords:

Roberto Bicelli. Baudelaire. Breton. Surrealism. Roberto Piva.

Abstract

This paper aims to insert the poet Roberto Bicelli in the surrealist tradition of poetry. In order to do so, we try to identify some poetic figures of Baudelairean matrix in the poetry of the Brazilian author, such as those of the flâneur and the ragman. On the one hand, we try to show the place of Bicelli in the generation of authors that includes names like Roberto Piva; on the other hand, the analysis of certain poems by Bicelli in the first edition of his book Antes que eu me esqueça aims to find the implicit and explicit references of canons of the poetry of the 20th century, which will allow us to see him as a poet who is, mainly, an attentive reader of poetry, and not a mere diffuser of canons. This paper wants to show, thus, the historical consciousness and originality of Bicelli’s poetry.

Downloads

Author Biography

Eliakim Ferreira Oliveira, University of São Paulo

Tem experiência na área de Filosofia, desenvolvendo estudos em História da Filosofia Patrística e Medieval, com ênfase em Agostinho de Hipona, e Filosofia Clássica Alemã, com ênfase em Kant. No Programa de Iniciação Científica do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (PIBIC), estuda desde 2016, sob a orientação de Carlos Eduardo de Oliveira, o 'De quantitate animae' e as obras que Agostinho escreveu entre 387 e 389. Foi membro do Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval (Cepame) e do Grupo de Estudos da Latim Medieval (Gelm-USP), no qual contribuiu com a tradução das '83 questões diversas', de Agostinho de Hipona, disponíveis no site do CEPAME; em 2016, deu início ao Grupo de Estudos de Idealismo Alemão (GEIA), que vem realizando, em parceria com o GEPAC e sob a coordenação de Maurício Cardoso Keinert, estudos sobre a 'Crítica da Faculdade de Julgar', de Kant, e sobre 'Ser e Tempo', de Heidegger; o grupo tenciona estudar ainda as filosofias de Schiller, Fichte e Hegel.

References

ARAGON, L. O camponês de Paris. Trad. Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

BALZAC, H. A comédia humana. Estudos de costumes, cenas da vida parisiense. Introdução, notas e organização de Pedro Rónai. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1952. (Coleção Biblioteca dos Séculos, v. IX)

BAUDELAIRE, C. As flores do mal. Trad. Jamil Almansur Haddad. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

BAUDELAIRE, C. O pintor da vida moderna. In: Sobre a modernidade. Organização de Teixeira Coelho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

BAUDELAIRE, C. O dândi. In: TADEU, T. (org.) Manual do dândi. A vida com estilo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Coleção Mimo)

BENJAMIN, W. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras escolhidas, v. 3)

BICELLI, R. Antes que eu me esqueça. Poesia com desenhos de Guto Lacaz. São Paulo: Feira de Poesia, 1977.

BRETON, A. Manifestos do surrealismo. 2 ed. Trad. Pedro Tamen. Lisboa: Moraes Editores, 1976.

BURGER, P. Teoria da vanguarda. Trad. José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

COSTA, C. T. Wesley Duke Lee: um salmão na corrente taciturna. São Paulo: EDUSP, 2005.

FABBRINI, R. N. Errâncias estéticas: surrealismo, situacionismo e arte radicante. In: Kínesis, vol. VII, n. 15, dezembro/2015, p. 1-12.

GAGNEBIN, J.-M. O camponês de Paris: uma topografia espiritual. In: Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

GIORGETTI, U. Uma outra cidade. Produção de 2002 da SP Filmes disponível em vídeo, exibido na TV Cultura de São Paulo e TV Educativa; subsequentemente, também relatado no livro Os dentes da memória, de Camila Hungria e Renata D’Elia, e em outras ocasiões. Também disponível no YouTube, sob o link: <https://www.youtube.com/watch?v=r3izgty1GmM>. Acesso em: 16/11/2018.

MATTOS, R. M. Recepção da poesia de Roberto Piva de 1960 a 1990. In: Nau literária: crítica e teoria de literaturas, vol. 11, n. 1, PPG-LET-UFRGS, Porto Alegre, 2015, sem paginação. Disponível em: . Acesso em: 16/11/2018.

PIGNATARI, D. Comunicação poética. 2. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978.

PIVA, R. Paranoia. Fotografado e desenhado por Wesley Duke Lee. 2 ed. São Paulo: Instituto Moreira Salles e Jacarandá, 2000.

WILLER, C. Apresentação. In: BICELLI, R. Antes que eu me esqueça. Poesia com desenhos de Guto Lacaz. São Paulo: Feira de Poesia, 1977.

WILLER, C. André Breton, 28 de setembro (de 1966). Disponível em: <https://claudiowiller.wordpress.com/2016/09/28/andre-breton-28-de-setembro-de-1966/>. Acesso em: 16/11/2018.

Published

2019-07-31

How to Cite

Oliveira, E. F. (2019). “OBSERVER, FLÂNEUR, PHILOSOPHER, AS YOU WANT”: Roberto Bicelli, the ragman poet. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 8(15), 184–197. https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.22722

Issue

Section

Ensaios