WOMEN, MASTERS OF TOLERANCE?

notes on the role of philosophy in formation and on collective philosophical practice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v6i11.11726

Keywords:

Workshop of the concept. Tolerance. Interreligious dialogues. Feminism.

Abstract

This is a theoretical- methodological exhibition of the workshop on Women and Religion, which took place during the Unb Philosophy Week.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Benedetta Bisol, Universidade de Brasília

Possui laurea em Filosofia (Università degli Studi di Padova, Itália - 1998), doutorado em Filosofia (Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha, 2008) e habilitação para a docência de filosofia moral (abilitazione scientifica nazionale, Itália - 2014). Foi pesquisadora colaboradora nas Universidades de Munique e Berlim (Alemanha). No Departamento de Filosofia da UnB realiza estágio pós-doutoral como bolsista CAPES. Tem experiência na área de educação e filosofia (filosofia moral e política, bioética e ética da tecnologia). A sua pesquisa atual foca no modelo educacional da educação baseada em evidência e no papel da filosofia no contexto das ciências da educação.

Gigliola Mendes, Universidade de Brasília

Possui graduação em Filosofia - bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), graduação em Filosofia - licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é professora classe A - Filosofia do Governo do Distrito Federal e doutoranda em Filosofia na Universidade de Brasília (em andamento, 2017-2020). Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia política, feminismo, ensino de filosofia, dança.

References

BROWN, Wendy. Regulating aversion: Tolerance in the Age of Identity and Empire. Princeton: Princeton University Press, 2006.

BROWN, Wendy; FORST, Rainer. The power of tolerance. A debate. DI BLASI, Luca; HOLZEY Christoph F. H. (Orgs.) New York: Columbia University Press, 2014.

CASPER, Bernhard. Il pensiero dialogico. Buber, Rosenzweig, Ebner. ZUCAL, Silvano (Trad.) Brescia: Morcelliana, 2008. CERLETTI, Alejandro. O ensino da filosofia como problema filosófico. MÜLLER XAVIER, Ingrid (Trad.) Belo Horizonte: Autêntica editora: 2009.

CERLETTI, Alejandro. Ensino de Filosofia e Filosofia do ensino filosófico. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Orgs.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.

CHRISTIN, Oliver. Les Réformes. Luther, Calvin et les protestants. Paris: Gallimard 1995.

DI NUOSCIO, Enzo. Epistemologia del dialogo. Una difesa filosofica del confronto pacifico fra culture. Roma: Carocci editore, 2011.

FABRIS, Adriano. Filosofia delle religioni. Come orientarsi nell’epoca dell’indifferenza e dei fondamentalismi. Roma: Carocci Editore, 2012.

FABRIS, Adrian., La scelta del dialogo. Breviario filosofico per comunicare meglio. Padova: Edizioni Messaggero, 2011.

FORST, Rainer. Toleration in conflict: Past and Present. CRONI, Ciaran (Trad.) New York: Cambridge University Press, 2013.

GALLO, Silvio. "Ensino da filosofia: avaliação e materiais didáticos". In: CORNELLI, Gabriele; CARVALHO, Marcelo; DANELON, Márcio (Orgs.) Filosofia. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 159-170.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

MARCUSE, Herbert. "Repressive Tolerance". In: WOLFF, Robert Paul Wolff; MOORE, Barrington, jr., MARCUSE, Herbert. A Critique of Pure Tolerance. Boston: Beacon Press, 1969, pp. 95-137.

MARRAMAO, Giacomo. "Le radici religiose dell’intolleranza. Rileggere Voltaire oggi". In: VOLTAIRE; LOCKE, John. Intolleranza zero. I testi fondativi della tolleranza. Firenze: goWare (e-book), 2017.

MORI, Luca. Utopie di bambini. Il mondo rifatto dall ´infanzia. Pisa: Ed. ETS, 2017.

MORI, Luca. “Filosofia degli esperimenti mentali. Esplorare i confini del pensabile con bambini e ragazzi”. In: Logoi. ph. - Journal of Philosophy, n. II, 6, 2016 (a), p. 125- 136.

MORI, Luca. "O que torna filosófica uma conversa ”“ Anotações sobre método para a filosofia com as crianças". BISOL, Benedetta; SOUZA, Herivelto P. (Trad). In: Revista de filosofia moderna e contemporânea, vol 4, nr. 2, 2016 (b), p. 122-127.

MORI, Luca. “Filosofia coi bambini attraverso gli esperimenti mentali". In: Childhood & philosophy, v.8, n.16, 2012, pp.265-290.

ROSADO, Maria José. “Gênero e religião”. In: Revista Estudos Feministas, vol, 13, n. 2, 2005.””, “O impacto do feminismo sobre o estudo das religiões”. In: Cadernos Pagu, n. 16, 2001, p. 79-96.

Published

2017-08-03

How to Cite

Bisol, B., & Mendes, G. (2017). WOMEN, MASTERS OF TOLERANCE? notes on the role of philosophy in formation and on collective philosophical practice. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 6(11), 89–99. https://doi.org/10.26512/pl.v6i11.11726

Issue

Section

Artigos