DELEUZE E GUATTARI

o rizoma e a criação no currículo

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.41844

Schlagworte:

Deleuze. Educação. Guattari. Rizoma.

Abstract

A partir dos escritos de Gilles Deleuze (1925 – 1995) e Félix Guattari (1930 – 1992), entou-se apresentar alguns deslocamentos entre a filosofia or eles proposta de maneira a pensarmos acerca de algumas práticas escolares. Antes mesmo da escolha destes autores, partiu-se da hipótese inicial de que houvesse, talvez um certo excesso de conhecimentos científicos no currículo em detrimento das artes e filosofias. Deste modo, buscou-se nestes autores uma base para enriquecer ainda mais nossa compreensão e tal qual, ampliarmos as discussões conceituais acerca das ciências, artes e filosofias. Através destes autores, percebeu-se que tais saberes em sua dimensão menor possuem caráter próprio e criador, coexistindo para fora de hierarquias. Com isto, acreditamos na possibilidade de conteúdos curriculares criadores que possam ensejar a produção contínua destas dimensões do pensamento e integrá-las ainda mais à atualidade. Para melhor explorar estas dimensões, tentou-se deslocar o conceito de rizoma e as múltiplas perspectivas que o envolvem, de maneira a rizomatizar, não apenas as ciências no currículo, mas em igual medida, as artes e as filosofias.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

João Victor Julio, Universidade Estadual de Londrina

Graduando do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Deleuze - Filosofia da Diferença e Grupo de estudos em Foucault 'Desleituras'. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária do Estado do Paraná. Desenvolvendo sua pesquisa na área de História da Filosofia Contemporânea; Filosofia Política e Estética. Autores de maior interesse: Michel Foucault, Gilles Deleuze e Friedrich Wilhelm Nietzsche. Principais temas / problemas de interesse: Biopolítica; Biopoder; Poder; Subjetivação.

Literaturhinweise

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. 5ª Edição. São Paulo: Perspectiva, 2019.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Tradução de Mariana de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. 1ª Edição. São Paulo: Institut Français, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2º Edição. São Paulo: Editora 34, 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. 3ª Edição. São Paulo: Editora 34, 2020.

GALLO, Sílvio. Conhecimento, Transversalidade e Educação. Impulso, Piracicaba, v. 10, n. 21, out, 1997, p. 115-134.

GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. 1º Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GALLO, Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não disciplinar; ALVES, Nilda et al. O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Veröffentlicht

2022-09-19

Zitationsvorschlag

Julio, J. V. (2022). DELEUZE E GUATTARI: o rizoma e a criação no currículo. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(22), 301–313. https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.41844

Ausgabe

Rubrik

Práticas Pedagógicas