MORTE, DESTRUIÇÃO E LUTO

a presença do túmulo no contar

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38440

Schlagworte:

Morte, Destruição, Narrativa, Luto, Benjamin

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma relação da morte com o contar, tendo como principal autor Walter Benjamin, mas em uma leitura que demonstra uma continuidade com o que Jeanne Marie Gagnebin já apresentara em “Limiar, Aura e Rememoração”, com vistas a demonstrar o contato duplo no meio da transmissibilidade, com a morte e com o morrer. Perpassando pelos conceitos de narrativa, morte, vestígio, destruição, redenção e luto, buscar-se-á entender a relação diferente do contar quando se situa no limiar daquilo que morre, em uma orientação no lugar em que se está e para promoção da continuidade da luta daquele que se foi, com fins de permitir alguma emancipação, evitando o total esquecimento.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Fernanda de Souza Salame, Universidade Federal do Pará

Discente do curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Pará, atualmente cursando o 7° semestre. Venceu prêmio Destaque Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará (2020). Premiada com a bolsa PIBIC-VERÃO e desenvolverá, em breve (2022), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do prof. Dr. Rafael Vieira (ESS/UFRJ) pesquisa voltada à crítica da violência e do progresso, bem como ao estudo de possibilidades de críticas de cunho estético-político. Estagiária do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (2020 - atual), atualmente lotada no gabinete da Exma. Juíza Federal. Foi bolsista PIBIC/FAPESPA (2019-2020), com o plano de trabalho intitulado "Direito e Narrativa: o potencial crítico da literatura para a reconstrução dos direitos humanos", sob orientação do professor Dr. Ricardo Araújo Dib Taxi. Membro integrante da Liga Acadêmica Verde Cabanagem na linha de pesquisa Francisco Vinagre e Direito Marítimo (2018 - atual); Coordena, em conjunto com o prof. Dr. Ricardo Dib Taxi, o Grupo de Pesquisa "Filosofia Crítica do Direito e Literatura" (2018 - atual); Vencedora em 1° lugar do 4° Distrito Naval do Prêmio "Operação Cisne Branco" promovido pela Marinha do Brasil (2017); Possui interesse nas áreas: Direito e Literatura; Teoria Crítica; Filosofia, Direito e Arte. Atualmente desenvolve leituras sobre Franz Kafka, Walter Benjamin, teorias literárias e estético-políticas.

Literaturhinweise

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. Volume 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

¬_________________. O caráter destrutivo. In: Documentos de cultura – Documentos de barbárie. São Paulo: EdUSP/Cultrix, 1986. p. 187-188.

_________________. Passagens. 2º reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

_________________. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana. In: Linguagem, tradução e literatura (filosofia, teoria e crítica). Trad. João Barrento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 9-27.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

________________. Lembrar, Escrever, Esquecer. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

________________. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2014.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: Aviso de Incêndio – Uma leitura das teses ‘sobre o conceito de história’. Trad. Wanda Nogueira Brant. Tradução das teses por Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Lutz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.

Veröffentlicht

2022-01-06

Zitationsvorschlag

de Souza Salame, F. (2022). MORTE, DESTRUIÇÃO E LUTO: a presença do túmulo no contar. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(20), 188–206. https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38440

Ausgabe

Rubrik

Artigos