EXÓRDIO DO SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO PREGADO POR ANTÔNIO VIEIRA
o peixe como metáfora do homem e o sal que já não salga
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23808Schlagworte:
Sermão. Santo Antônio. Antônio Vieira. Sal da Terra.Abstract
O Sermão de Santo Antônio, pregado em São Luís do Maranhão no ano de 1964 pelo Padre Antônio Vieira em homenagem a Santo Antônio e em crítica da corrupção humana, é um dos mais importantes sermões do influente jesuíta, pois, na filosofia cristã, ressignifica conceitos centrais (o valor da ação animal) e aprofunda tópicos tradicionais (livre arbítrio e conversão). O exórdio desse sermão é seu capítulo de maior importância; nele, Vieira apresenta o conceito predical que guiará seu discurso ”“ “vós sois o sal da terra” ”“ por meio do qual estabelece a questão que desenvolverá a pregação: o problema de haver tantos pregadores e a terra se ver tão corrompida. Além disso, no exórdio o próprio modelo do sermão, uma alegoria, e seu personagem principal, Santo Antônio, são justificados. Esta resenha busca contextualizar, criticar e explanar tal exórdio.
Downloads
Literaturhinweise
MARCONDES, Danilo. Santo Agostinho. In:_____. Textos Básicos de Ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
VIEIRA, Antônio. Sermão de Santo Antônio [1654]. Belém: Universidade da Amazônia. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17349. Acesso em: 05/03/2019.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2019 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.