A CRISE NAS DEMOCRACIAS OCIDENTAIS NO SÉCULO XXI
o problema da representação e o ódio à política
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14666Schlagworte:
Democracia. Crise. Ódio. PolíticaAbstract
Em seu livro Against Elections, David Van Reybrouck defende que a democracia hoje enfrenta uma crise de legitimidade e eficiência: menos pessoas participam dos processos políticos, e os governos não conseguem mais solucionar rapidamente os problemas. Ele identifica quatro culpados para o que chama de Síndrome da Fadiga Democrática: os políticos, a democracia, a democracia representativa e a democracia eleitoral representativa. Todavia, a maioria de seus comentários concentra-se em eventos e dados europeus, para então se referir a um problema geral com a democracia. Este artigo busca argumentar que a análise de Reybrouck pode ser aplicada às democracias ocidentais, e que os problemas gerados por esse descontentamento com o sistema representativo expandem seu ódio não só à democracia, mas também à política. Isso ocorre pelo fato de hoje o modelo representativo ser visto comumente como indissociável da democracia, a qual, por sua vez, é vista hoje como indissociável da política, de modo que o descontentamento com a representação se transforma em ódio à política.
Downloads
Literaturhinweise
AGÊNCIA BRASIL. Abstenção, brancos e nulos são 29% dos votos; eleitor tem descrença no candidato. Agência Brasil, Brasília/Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://bit.ly/1vJkHAp>. Acesso em: 21/01/2018.
BEVILAQUA, Juliana. Sucesso do “não sou político, sou gestor” emplaca em Caxias do Sul e em todo o país. Pioneiro, Caxias do Sul, 2016. Disponível em: <http://bit.ly/2F03trc>. Acesso em: 21/01/2018.
NASCIMENTO, Milton Meira do. A farsa da representação política. São Paulo: Discurso Editorial, 2016.
RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2014.
REYBROUCK, David Van. Against Elections. Translated by Liz Waters. London: The Bodley Head, 2016. Digital Edition.
RIBEIRO, Renato Janine. A boa política: ensaios sobre a democracia na era da internet. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social ou Princípios do direito político. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.
VELASCO, Clara. Nível de abstenção nas eleições é o mais alto desde 1998. G1, 2014. Disponível em: <https://glo.bo/1nXDnM2>. Acesso em: 21/01/2018.
VENTURINI, Lilian. Quais as causas e efeitos da frase ‘não sou político’, adotada por vários candidatos nesta eleição. Nexo, 2016. Disponível em: <http://bit.ly/2mZ1HA5>. Acesso em: 21/01/2018.
VOZ DA BAHIA. Em entrevista polêmica, Everaldo Júnior, dispara “não sou político profissional. Sou um profissional politizado”. Voz da Bahia, 2017. Disponível em: <http://bit.ly/2DugBIN>. Acesso em: 21/01/2018.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2018 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.