RELEITURAS DA 'ALEGORIA DA CAVERNA', DE PLATÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.57957Palavras-chave:
Filosofia. Alegoria da Caverna. Platão. Inteligência Artificial.Resumo
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim Murtinho (EEJM), localizada em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, sob a orientação do professor Luciano Magalhães Alves, desenvolveram uma atividade cuja proposta consistiu na leitura, análise e interpretação filosófica da Alegoria da Caverna, presente no livro VII de A República, de Platão. Em um segundo momento, o corpo de estudantes foi introduzido aos comentários de Martin Heidegger na obra Ser e Verdade, com ênfase em sua leitura ontológica da alegoria como expressão do processo de desvelamento do ser (alétheia).
Downloads
Referências
.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.